Nesta terça-feira (25), os membros do Pacto Estadual pela Primeira Infância se reuniram na sede do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) para definir as ações de cada um dos signatários dentro do pacto, além das atividades que serão desenvolvidas ao longo do mês de agosto, mês dedicado à Primeira Infância.

De acordo com a conselheira Renata Calheiros, representante do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE-AL) para as temáticas voltados à Primeira Infância, a reunião com as instituições representou um passo importante para intersetorialidade das ações entre os dez integrantes do Pacto.

“O objetivo dessa reunião é fazer com que o Pacto não seja apenas um documento, mas um mecanismo para que a sociedade veja a Primeira Infância como a convergência de todas as instituições. É quando podemos discutir juntos novas ideias e projetos em prol das nossas crianças alagoanas, e traçar metas para o avanço dos indicadores que avaliam a situação em nosso estado”, destacou.

A primeira infância é o período que vai desde a gestação até os seis anos de idade. Para todo o mês de agosto, mês da Primeira Infância, está prevista a promoção de ações de conscientização sobre a importância da atenção integral às gestantes e às crianças de até seis anos de idade e às suas famílias.

O Pacto é formado pelo TCE-AL juntamente com outras nove instituições estaduais: Tribunal de Justiça (TJ-AL), Governo de Alagoas, Assembleia Legislativa (ALE), Ministério Público (MP-AL), Defensoria Pública de Alagoas, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas (OAB/AL), Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Rede da Primeira Infância de Alagoas.

TCE \ ASCOM