O SUS (Sistema Único de Saúde), através dos serviços que integram a Política Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde, oferece atendimento gratuito a quem deseja ou precisa parar de beber. O álcool é uma substância psicoativa que causa dependência.

O trabalho, voltado às pessoas que sofrem com a dependência alcoólica e seus familiares, é feito por equipes multiprofissionais e inclui intervenções medicamentosas e terapêuticas, conforme cada caso.
Interessados devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) ou diretamente o Caps (Centros de Atenção Psicossocial) mais perto de onde mora.

O Ministério da Cidadania tem o Mapa Virtual de Localização de Grupos Anônimos, de Ajuda Mútua e de Apoio a Familiares de Dependentes Químicos. Criado pela Secretaria Nacional de Atenção e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania (Senapred), o serviço oferece à comunidade um sistema de georreferenciamento que localiza unidades de atendimento ao redor do país.

Ao abrir o mapa, o usuário encontrará pontos de interesse. Basta clicar em algum deles para ter endereços, telefones, datas e horários das reuniões de entidades como Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos, Al-Anon, Nar-Anon, Amor Exigente, Cruz Azul, dentre outras.

O QUE A OMS (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE) DIZ SOBRE O ÁLCOOL

O uso nocivo de álcool é um fator causal para mais de 200 doenças -incluindo transtornos mentais e comportamentais- e lesões.

O consumo de álcool pode causar morte e incapacidade precoce

Há relações entre o consumo abusivo do álcool e a incidência de doenças infecciosas, tais como tuberculose e HIV/Aids

Além das consequências para a saúde, o vício em álcool pode afetar parentes e amigos, causar dificuldade em manter relacionamentos, sejam profissionais ou pessoais, e perdas econômicas.

Por Folhapress \ NOTÍCIAS AO MINUTO

FOTO: © Shutterstock \ Brasil SAÚDE-ÁLCOOL