Quadrinistas, ilustradores e artistas visuais em diversas modalidades, farão parte do Vale dos Artistas, título dado ao estande 124, na 10° Bienal Internacional do Livro em Alagoas. O vale receberá artistas veteranos, com quadrinhos e obras consolidadas, além de pequenos empreendimentos literários.

A 10° Bienal internacional do livro acontecerá nos dias 11 a 20 de agosto, no centro de Convenções, em Maceió. A entrada é gratuita.

A ideia partiu da Associação Alagoana da Cultura Nerd (AACN), responsável por realizar feiras multiculturais em todo território alagoano. Em seus festivais, já apresentavam o beco dos artistas, uma versão mais intimista do que será apresentado na Bienal.

Entre as personalidades do vale, poderemos encontrar Pablo casado, um dos criadores da graphic novel Sabor Brasílis (premiada no Programa de Ação Cultural de São Paulo – ProAC) e da série Mayara e Anabelle, além de Jean Lins, criador da HQ Contos de Griô e Dandara.

Para Pablo Casado, a cultura pop tem crescido no Brasil e se potencializado em eventos de peso como a Bienal. “Há mais de uma década os eventos de cultura pop ganharam força no país, e muitos deles têm nos quadrinhos seu coração. Isso e o sucesso de iniciativas como as graphic MSP e dos mangás japoneses, fez com que bienais pelo país abrissem espaço para os quadrinhos. A Bienal de Alagoas não pode se dar ao luxo de fechar seus olhos para isso, não quando bienais em estados vizinhos estão fazendo isso há mais tempo”, destacou Pablo.

O vice-presidente da AACN e quadrinista, Rodrigo Catraca, ressalta a participação dos artistas visuais da cultura nerd na bienal. “Alagoas possui diversos artistas visuais voltados ao estilo nerd. A construção de espaços e oportunidades para divulgar esses artistas é uma missão da nossa associação, não havia lugar melhor para expor nosso estilo literário do que na 10° Bienal Internacional do Livro. Vale a pena conferir”, concluiu Rodrigo.

A lista de todos os participantes do Vale dos Artistas pode ser conferida no Instagram @aacnerd.

TRIBUNA HOJE

Foto: Assessoria