A Feira Agroecológica Novo Jardim acontecerá na Cidade Universitária neste final de semana com uma programação cultural, pedagógica e o principal: de escoamento da produção agroecológica vinda de assentamentos e acampamentos da reforma agrária em nosso estado. Uma verdadeira integração do campo com a cidade, a Feira é uma produção do Instituto Vale do Sol de Preservação dos Direitos Humanos e Ambientais em parceria com o Movimento de Libertação das(os) Trabalhadoras(es) SemTerra e tem o apoio do Instituto de Terras e Reforma Agrária em Alagoas (ITERAL) e de outros parceiros.

São 20 agricultoras e agricultores familiares vindos de Joaquim Gomes, Murici, Branquinha, Messias, União dos Palmares e Flexeiras. Entre o produtos disponíveis, o público visitante vai encontrar alimentos in natura, como frutas, raízes e verduras; produtos beneficiados, como goma, tapioca, bolos, conservas, doces caseiros, caldo de cana, pães e farinha; plantas ornamentais e medicinais, disponíveis em vasos eco sustentáveis; ecoprodutos reutilizáveis; e artesanatos vindos de comunidades rurais em Messias e União dos Palmares.

Um espaço para fortalecer a economia local e valorizar o trabalho dos produtores rurais que adotam práticas sustentáveis, a Feira Agroecológica Novo Jardim acontecerá nos dias 11 e 12 das 6h às 23h, e no dia 13 de agosto até meio-dia. Será realizada na 1ª rotatória do módulo 1 do Conjunto Residencial Novo Jardim, em Maceió. A programação ecopedagógica e cultural está muito diversa: casa de farinha, roda de conversa sobre a Barbie, forró, coco e pagode, discussão sobre o agosto lilás, fitdance, massagem e prática de yoga para toda a comunidade, com participação gratuita para todas as pessoas interessadas.

Na sexta-feira, às 8h, a Feira recebe as crianças do Centro Bilíngue de Pilar, que vão conhecer as pessoas que plantam alimentos saudáveis, provar diferentes sabores, visitar a Casa de Farinha em funcionamento, aprender sobre práticas sustentáveis, participar da contação de histórias com Suerda Medeiros (Clube dos Pequenos Leitores) e se encantar com as “Andanças de Topete pelo Coco Alagoano”, guiadas pelo multiartista José Marcos Topete.

A partir das 13h a terapeuta e massagista Sol vai estar na Feira fazendo atendimentos gratuitos de “quick massage” (massagem na cadeira) e divulgando o seu trabalho, por meio do qual ela auxilia as pessoas a se conectarem de forma integral com corpo, mente e espírito.

Em seguida, às 14h, ainda no clima das visitas ecopedagógicas, as professoras Lidia Baumgarten e Michelle Reis (ICHCA-UFAL) vão conduzir a roda de Conversa: “Independência ou Submissão? O papel da Barbie na educação de meninas”. Juntamente com seus alunos de graduação em História e demais participantes, as pesquisadoras debaterão sobre os impactos dos estereótipos de gênero na sociedade e a participação de personagens como a Barbie na educação e socialização de meninas e mulheres.

A partir das 18h, acontece o Cineclube da Feira, seguido da aula de fitdance com a instrutora Misterly Estrela, que começa às 19h30 promovendo movimento, animação e bem-estar. Fechando o primeiro dia de evento, o Grupo Papo Reto chega trazendo muito pagode, a partir das 21h.

No sábado, 12, toda a comunidade está convidada a participar da Prática de Yoga com Ysa Morada. Oportunidade muito especial para as pessoas que desejam buscar equilíbrio e harmonia para corpo e mente. Essa é a 4ª vez que a instrutora participa da programação da Feira e os “feedbacks” têm sido excelentes.

Em seguida, a partir das 15h, representantes do Centro de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM) mediam uma discussão essencial sobre os avanços e desafios enfrentados na luta contra a violência de gênero, uma conversa embalada pelos agosto lilás, mês em que o Brasil lembra os 17 anos da Lei Maria da Penha.

Às 20h a cantora Llari Gleiss faz sua primeira participação na Feira. Em seguida, acontece o tradicional Bingo do Carneiro, que sempre é um verdadeiro sucesso, integrando ainda mais as famílias da comunidade no espaço da Feira, para brincar e consumir produtos de qualidade.

Após o bingo, o público vai arrastar a sandália e cantar muito na contagiante apresentação de forró do sanfoneiro, cantor e compositor Fidellis. Acompanhado de sua banda, o músico chega encerrando o Festival Cultural da Feira em grande estilo.

No domingo a comercialização de alimentos agroecológicos segue até 12h, ou enquanto houver produtos disponíveis.

A Feira Agroecológica Novo Jardim é um evento inclusivo e aberto a toda a comunidade. Uma celebração à agroecologia, à sustentabilidade e ao comércio justo, apoiando os produtores locais e valorizando a natureza.

POR: Assessoria/TNH-1
FOTO: Assessoria