O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) inaugura, nesta terça-feira (15), a nova pista para realização das provas práticas de direção veicular nas categorias A e B. A cerimônia contará com a presença do governador Paulo Dantas e ocorrerá na sede do Detran Alagoas, localizada no bairro Cidade Universitária, a partir das 9h30.

A moderna estrutura do Detran beneficiará diariamente 270 candidatos que buscam obter a 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou estão realizando a classificação para uma nova categoria. Todos os dias, serão disponibilizadas 150 vagas para candidatos da categoria B e mais 120 vagas para aqueles da categoria A.

Marco Fireman, diretor-presidente do Detran, afirmou que a nova pista de provas abrange uma área aproximada de 8 mil metros quadrados e apresenta uma nova etapa no percurso: um espaço de estacionamento com quatro vagas.

“Estamos agora com uma pista de alto padrão, altamente funcional, equipada com novos dispositivos e infraestrutura, atendendo plenamente às normas do Código de Trânsito Brasileiro. Tudo isso foi feito para oferecer melhores condições na avaliação dos novos condutores, sejam eles candidatos em busca da 1ª CNH ou que buscam classificação para as categorias A ou B”, explicou.

Carro para Pessoas com Deficiência (PcD)

Durante a inauguração da nova pista, o Detran Alagoas também apresentará um veículo adaptado para permitir que Pessoas com Deficiência (PcDs) realizem os exames práticos de direção. Marco Fireman explicou que o carro disponibilizado pelo Detran é passível de adaptação para a maioria dos tipos de deficiência, com os usuários necessitando solicitar seu uso.

“Essa era uma demanda antiga do Detran Alagoas e da Defensoria Pública, que conseguimos finalmente concretizar. Esta iniciativa proporciona uma oportunidade adicional para os candidatos PcDs realizarem os exames práticos, os quais anteriormente não conseguiam. Isso é mais uma ação voltada para a inclusão, beneficiando os usuários com algum tipo de deficiência”, afirmou Marco Fireman.

Os candidatos que necessitarem do carro adaptado devem enviar um documento pessoal com foto e o laudo médico emitido pela Junta Médica para o e-mail bancaexaminadorapcd@detran.al.gov.br.

Novo arquivo central

Além disso, será inaugurado o novo arquivo central do órgão, que tem capacidade para armazenar 160 mil caixas. Anteriormente, o arquivo estava localizado no SAC Petrópolis, fora do prédio sede do Detran Alagoas. O novo espaço proporcionará mais conforto e praticidade para os servidores do órgão, resultando em uma economia mensal de R$ 350 mil.

CADA MINUTO \ *Com Ascom Detran

Foto: Fellipe Yuri