O meio-campo francês Dimitri Payet desembarcou no Rio de Janeiro na madrugada desta quarta-feira para se apresentar ao Vasco e foi recebido por milhares de torcedores no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, na zona norte da cidade.

Milhares de vascaínos lotaram o espaço reservado do aeroporto para receber o meia francês que desembarcou por volta de 5h20 da manhã. A estimativa é que cerca de 5 mil pessoas estavam para recepcionar o atleta. Nem mesmo o tempo frio afastou as torcidas, que levaram bandeiras, sinalizadores e cantaram muito para receber o camisa 10.

O torcedor que viveu a expectativa da chegada de Payet precisou também lidar com a demora. O avião pousou às 5h20, como estava previsto, mas o jogador só apareceu para cumprimentar os vascaínos quase 1h depois.

Após a recepção pelos torcedores, o francês vai se dirigir a um hotel e depois realizar exames médicos para concluir o processo de assinatura de contrato com o clube.

Próximos passos

O Vasco projeta apresentar Dimitri Payet à torcida no Maracanã, no domingo, antes do jogo contra o Atlético-MG, marcado para às 11h, pela 20ª rodada do Brasileirão.

A previsão é que o francês seja uma atração a mais para o vascaíno que for ao Maracanã. O jogo marcará o reencontro do time com sua torcida após quatro jogos sem público, punição aplicada pelo STJD, por causa do tumulto na partida contra o Goiás (11ª rodada). A expectativa é de casa cheia no domingo.

A carreira de Payet

Ídolo no Olympique de Marselha e titular na Eurocopa de 2016 pela seleção francesa, Payet foi finalista do prêmio Puskas de 2023, de gol mais bonito do ano, e concorreu contra Richarlison.

Payet estava há sete temporadas no Marselha, clube no qual se tornou ídolo. Somando as duas passagens do meia pela equipe, Payet acumulou 326 partidas, 78 gols e 95 assistências. O francês deixou o clube em julho deste ano, após não renovar o contrato.

Payet começou a carreira no Nantes, da França. Após se destacar, foi contratado pelo Saint-Ettiéne, onde disputou quatro temporadas. O meia teve passagem por Lille e Marseille, clube no qual teve mais destaque e chamou a atenção do restante da Europa na temporada 2014/15.

No ano seguinte, o West Ham, da Inglaterra, contratou o meia por 15 milhões de euros. A primeira temporada na Premier League foi de muito destaque. Em 38 jogos pelo time inglês, em 2015/16, foram 26 participações em gols – 12 bolas na rede e 14 assistências.

Payet seguiu no futebol inglês por mais uma temporada e fez 22 jogos pelo West Ham, mas pediu para sair do clube durante a disputa do Campeonato Inglês, alegando que queria voltar a defender o Marseille, que pagou € 30 milhões (R$ 100 milhões) aos ingleses para contratá-lo. O francês deixou claro que optou pela mudança pensando em sua felicidade de voltar ao clube que já defendeu, alegando que abriu mão de dinheiro para jogar na França.

Em seu retorno, Payet disputou sete temporadas no Marselha e se tornou ídolo. O meia tem 38 jogos pela seleção francesa e oito gols marcados. Em 2016, foi titular da França na campanha do vice-campeonato da Eurocopa e um dos destaques do torneio, com três gols e duas assistências. Em 2018, só não disputou a Copa do Mundo da Rússia porque se lesionou antes da competição.

Por: Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro/GAZETAWEB
FOTO: Matheus Lima/Vasco