O encurtamento muscular é um problema comum que ocorre quando nossos músculos se tornam mais curtos e tensos do que o normal. Pode ser causado por diversos fatores, como o sedentarismo, posturas inadequadas, falta de alongamento e até mesmo o estresse do dia a dia, por exemplo. No entanto, há maneiras eficazes de tratá-lo e prevenir desconfortos futuros.

“O encurtamento muscular pode levar a dores e limitações de movimento, afetando diretamente nossa qualidade de vida. Por isso, é essencial agir de forma preventiva e corretiva, para evitar complicações mais graves no futuro”, afirma o fisioterapeuta Bernardo Sampaio, diretor clínico do ITC Vertebral e do Instituto Trata, unidade de Guarulhos (SP). Veja os exercícios recomendados por ele:

Alongamento de panturrilhas

Para combater o encurtamento nas panturrilhas, em pé, coloque um pé à frente do outro. Em seguida, mantenha a perna de trás esticada e a da frente levemente flexionada. Incline o corpo para frente, apoiando-se em uma parede ou em algum móvel, mantendo calcanhar no chão. Sinta o alongamento na parte de trás da perna. Então, repita do outro lado.

Flexão de quadril

Deite-se de costas com as pernas estendidas. Em seguida, flexione uma perna, trazendo o joelho em direção ao peito. Segure a posição por alguns segundos. Então, volte à posição inicial e repita com a outra perna.

Alongamento de ombros e peitoral

Fique em pé, com os pés afastados na largura dos ombros. Entrelace as mãos atrás das costas, esticando os braços. Em seguida, eleve suavemente os braços esticados até sentir o peitoral se alongando. Mantenha por alguns segundos e solte.

Alongamento de isquiotibiais

Sente-se no chão com as pernas estendidas à frente. Incline o tronco para frente, tentando tocar os pés com as mãos. Mantenha a posição por alguns segundos e retorne à posição inicial.

Lembre-se de realizar cada exercício com suavidade, respeitando seus limites. “A constância é fundamental. Praticar alongamentos diariamente ajuda a relaxar os músculos, melhorar a circulação sanguínea e aumentar a flexibilidade ao longo do tempo”, finaliza o fisioterapeuta.

Metrópoles com Saúde em Dia \ GAZETAWEB

FOTO: Getty Images