A Comissão de Defesa e Preservação do Meio Ambiente nos Procedimentos de Auditoria no âmbito do Tribunal de Contas de Alagoas visitou, na manhã da segunda-feira (21), o Ecoponto Gruta de Lourdes. O projeto é reduzir o descarte inadequado de resíduos em vias públicas, evitando os chamados pontos de lixo crônico.

Os seis Ecopontos foram pensados pela Prefeitura de Maceió para coibir e reduzir o descarte irregular de resíduos, onde a população e os carroceiros que fazem transportes na cidade podem descartar de pequenos volumes a resíduos de construção civil, restos de poda e material inservível e volumoso, como móveis e eletrodomésticos em desuso.

Representando o TCE/AL, estavam presentes: o vice-presidente, conselheiro Otávio Lessa; o diretor e o diretor adjunto de Engenharia, Daniel Pereira e José Rubens. Também participaram da visita: o procurador da República, Lucas Horta; os promotores do Ministério Público Estadual de Alagoas, Fernanda Moreira e Alberto Fonseca, e o diretor presidente da Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana, Moacir Teófilo.

“Esse é o momento de unirmos forças, representando o Controle Externo, para mostrar para a sociedade a importância dos descarte correto dos resíduos, e também passar para o nosso prefeito a necessidade da oficialização e realização desses 33 pontos que estão no planejamento”, destacou o presidente da Comissão do TCE/AL, conselheiro Otávio Lessa.

Além da questão do meio ambiente, o Ecoponto também conta com o projeto social Carroceiro Legal, em que a cada 50 viagens o carroceiro ganha uma cesta básica. “A prefeitura mapeou mais de 200 pontos de descarte irregular. Então o nosso objetivo é instruir os carroceiros da cidade a realizarem o descarte correto dos entulhos”, explica a Diretora Executiva de Operações e Desenvolvimento Sustentável, Kedyna Tavares.

Acompanhe a matéria completa no TC News, na programação da TV Cidadã e no YouTube.

Por Ascom TCE/AL \ TRIBUNA HOJE

Foto: Ascom TCE/AL