Começa nesta sexta a 19ª edição da Copa do Mundo de Basquete Masculino. Pela primeira vez na história, o torneio conta com a participação de 32 seleções, distribuídas em três sedes: Japão, Indonésia e Filipinas. O Brasil, que nunca esteve ausente de um Mundial, está no grupo G ao lado da atual campeã Espanha, e de Costa do Marfim e Irã. A estreia da seleção brasileira será contra os iranianos neste sábado, às 6h45, em Jacarta.

– A confiança está muito grande em uma boa participação na Copa do Mundo e queremos começar com tudo o torneio. Vamos trabalhar até sábado para seguir evoluindo – disse o ala brasileiro Léo Meindl.
PUBLICIDADE

O Brasil garantiu a classificação para o Mundial em fevereiro ao vencer os Estados Unidos por 83 a 76 no último jogo das eliminatórias, em Santa Cruz do Sul-RS. Campeã em 1959, no Chile, e em 1963, no próprio Brasil, a seleção conta com nomes experientes como Raulzinho, Marcelinho Huertas, Benite, Yago, Gui Santos e Cristiano Felício.

A Espanha é a atual campeã, tendo vencido o torneio em 2019 na China em final diante da Argentina. Estados Unidos e a antiga Iugoslávia, com cinco conquistas, são os países que mais têm títulos.

Regulamento

Na primeira fase, os times jogam em turno único dentro das próprias chaves. Por conta disso, o Brasil enfrenta – em ordem – Irã, Espanha e Costa do Marfim. Os dois melhores avançam para a segunda fase. A partir daí, será formado uma nova chave com os dois melhores do grupo H, que tem França, Canadá, Letônia e Líbano.

Os classificados fazem mais dois jogos, enfrentando apenas os rivais da outra chave, e carregando os resultados da primeira fase. Os dois melhores vão às quartas de final, quando a competição passa a ser disputada em mata-mata. A decisão será no dia 10 de setembro.

Classificação olímpica

A Copa do Mundo 2023 será a primeira competição com vaga direta para Paris 2024. Até o momento, apenas a França tem a classificação garantida por ser o país-sede das Olimpíadas. No total, serão atribuídas sete vagas de cota durante o Mundial. Tais vagas serão dadas às melhores seleções dos respectivos continentes com base na classificação final e divididas da seguinte forma:

Duas para a América
Duas para a Europa
Uma para África
Uma para a Ásia
Uma para a Oceania

Em outras palavras, para ir direto a Paris 2024 sem passar pelo pré-olímpico, o Brasil precisa ser ao menos o segundo melhor do continente, num torneio que tem também Estados Unidos, Canadá, Venezuela, Porto Rico, México e República Dominicana.

Tabela do Brasil

26/08, às 6h45 – Brasil x Irã
28/08, às 10h30 – Brasil x Espanha
30/08, às 6h45 – Brasil x Costa do Marfim

Histórico da Copa do Mundo

A Copa do Mundo Masculina foi disputada pela primeira vez em 1950 na Argentina. A vencedora foi a dona da casa. Além dos títulos de 1959 e 1963, o Brasil soma dois vice-campeonatos, um em 1954 e o outro em 1970.

Em 2019, o Brasil caiu na segunda fase depois de se classificar como líder do grupo F, que tinha também Grécia, Nova Zelândia e Montenegro. Na etapa seguinte, porém, as derrotas para República Tcheca e Estados Unidos deixaram os brasileiros fora das quartas de final.

Por Redação do ge — Rio de Janeiro \ GAZETAQWEB

FFOTO: CBB