O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió esclareceu à imprensa, na manhã desta quarta-feira (30), que os radares eletrônicos instalados em seis pontos da cidade visam educar os condutores quanto à velocidade nas vias.

Um vídeo enviado à Gazetaweb mostra o radar captando a velocidade de veículos na Avenida Assis Chateaubriand, no Pontal da Barra. Nas imagens, o narrador mostra preocupação com a instalação do equipamento.

O diretor-presidente do DMTT, André Costa, falou sobre a medida e destacou a importância da obediência dos motoristas aos limites de velocidade. “A redução de velocidade é o principal fator para reduzirmos os acidentes com vítimas, em especial envolvendo pedestres. Os automóveis se desenvolveram, ficaram mais modernos e ganharam diversos equipamentos de segurança, como freio ABS, air bag, dentre outros itens, mas nada no sentido de garantir mais segurança dos pedestres”, disse.

A medida tem a finalidade de embasar estudos técnicos relacionados ao controle de velocidade, para que os motoristas e motociclistas entendam a importância de obedecer a velocidade máxima da via, limitada para que todos possam trafegar em segurança. O radar capta a velocidade do veículo a partir de um sensor presente no equipamento.

“O nosso intuito é salvar vidas, é ter cada vez mais um trânsito seguro para todos os que utilizam as ruas e avenidas da cidade. Daí essa instalação dos radares, para que as pessoas vejam e tenham consciência de que, em caso de excesso, precisam obedecer os limites de cada via”, pontuou André Costa.

Inicialmente, os radares serão instalados em pontos nas avenidas Governador Afrânio Lages, Fernandes Lima, Álvaro Otacílio, Assis Chateaubriand, Menino Marcelo e Josefa de Melo. “Os locais foram escolhidos de forma estratégica e atendem a características específicas, como o fluxo de veículos. Mas nada impede que os equipamentos sejam realocados para outros pontos”, disse Alexsandre Serafim, diretor técnico de Policiamento Viário.

Para André Costa, “é importante ressaltar que se trata de uma medida de conscientização dos motoristas, sempre com um objetivo: garantir que as pessoas possam ir e vir, sem serem vítimas da imprudência”, disse o titular da autarquia municipal.

GAZETAWEB \ Matheus Bomfim*

FOTO: Joyce juliana/Ascom DMTT *Com Assessoria