A Câmara Municipal de Maceió realiza na próxima quarta-feira (13) uma Audiência Pública para debater as ações de saúde oferecidas pela Prefeitura à população da capital alagoana.

A iniciativa do debate sobre o tema é do vereador Dr. Valmir Gomes, do Partido dos Trabalhadores (PT).

Segundo ele, o debate terá a presença de José Eudes Barroso Vieira, coordenador-geral de Saúde da Família e Comunidade, do Ministério da Saúde, que estará na mesa de honra participando do diálogo com os maceioenses.

Entre os assuntos que estarão em debate, destaque para o Programa Saúde da Família (PSF).

De acordo com o proponente de audiência pública, a discussão terá três eixos em pauta: atenção primária em saúde, estratégia de atuação das equipes do Programa Saúde da Família, questões relacionadas à saúde psicossocial e o funcionamento dos Centros Especializados em Reabilitação (CER).

“Essa iniciativa faz parte da minha atividade parlamentar, que tem como objetivo o fortalecimento do controle social e do andamento legislativo a fim de atender as demandas dos munícipes”, justificou o vereador por Maceió. “A agenda contará com a presença e um executivo do Ministério da Saúde”, garantiu.

O vereador disse ainda que a audiência pública deve reunir gestores, trabalhadores, comunidade acadêmica, representantes das entidades, da sociedade civil organizada, e comunidade em geral. “Na ocasião, vamos discutir de forma transparente e democrática melhorias acerca da Atenção Primária em Maceió”, destacou.

Com base no debate sobre o tema, o vereador Dr. Valmir pretende identificar as dificuldades, os avanços e captar sugestões criativas, que contribuam para a tomada de decisão do Poder Executivo Municipal, no tocante a garantia de sua implementação.

Segundo Dr. Valmir, foram convidados os secretários municipal e estadual de saúde; os presidentes dos conselhos estadual e municipal; o Ministério Público Estadual; a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL); a Ufal e demais universidades; várias associações de moradores; a Central Única dos Trabalhadores em Alagoas (CUT/AL); e à população de uma forma geral.

“Será uma discussão qualificada, sobre a política municipal de saúde, seus avanços, debilidades e busca de soluções. Pesquisa recente com moradores de Maceió, coloca a saúde como a principal necessidade da população maceioense”, concluiu.

A Audiência Pública está marcada para começar às 14 horas, no plenário da Câmara Municipal de Maceió, que fica no bairro de Jaraguá

De acordo com a assessoria do vereador, para participar basta que os moradores compareçam à sessão da Câmara, no horário regimental. No entanto, para ter direito à fala precisa se inscrever antes da sessão começar, dando o nome completo e o bairro onde mora.

POR: Dicom/CMM
FOTO: ASSESSORIA