Eliminado na segunda fase da Copa do Mundo de Basquete Masculino, o Brasil ainda tem chances de se classificar para as Olimpíadas de Paris 2024. Mesmo sem ter obtido uma das sete vagas que estão em jogo no Mundial deste ano, a seleção brasileira tem o direito de disputar a fase decisiva do Pré-Olímpico.

O torneio, que reúne 24 países, ainda não tem data nem local para acontecer. Apenas os quatro melhores do Pré-Olímpico se garantem em Paris 2024, que terá um total de 12 seleções na disputa pelas medalhas olímpicas.

Os 20 países já confirmados no Pré-Olímpico:

Egito
Porto Rico
Nova Zelândia
Espanha
Motenegro
Brasil
República Dominicana
Grécia
Geórgia
Finlândia
Líbano
Filipinas
México
Angola
Costa do Marfim
Camarões
Bahamas
Bahrein
Polônia
Croácia

As quatro seleções restantes virão da Copa do Mundo 2023, que terá Itália x EUA, Alemanha x Letônia, Lituânia x Sérvia e Canadá x Eslovênia nas quartas de final a partir de terça-feira.

Campeã olímpica em 2004, a Argentina está fora das Olimpíadas de Paris. Em agosto, a seleção albiceleste perdeu a final da classificatória americana para Bahamas, não conseguindo se classificar para o Pré-Olímpico. Além das Bahamas, Camarões, Bahrein, Polônia e Croácia também se garantiram no Pré-Olímpico pelas respectivas classificatórias continentais.

Além da anfitriã França, outras cinco seleções já estão classificadas para Paris 2024 via Copa do Mundo. São elas:

Sudão do Sul
Estados Unidos
Canadá
Japão
Austrália

As duas vagas ainda em jogo no Mundial ficarão com as duas seleções europeias mais bem colocadas na competição. As demais serão alocadas no Pré-Olímpico. A Fiba ainda não revelou quando irá divulgar a sede e as datas do Pré-Olímpico.

Por Redação do ge — Rio de Janeiro \ GAZETAWEB

FOTO: Divulgação/FIBA