A Defesa Civil de Maceió realizou vistorias em residências no bairro do Bom Parto, onde foi identificada pelos agentes a ocorrência de água minando do solo dos imóveis. O órgão acompanha a situação desde 2022, quando foram atendidos os primeiros chamados dos moradores para verificar a situação e identificar o que estaria causando o problema.

O geólogo de engenharia da Defesa Civil Municipal, Eduardo Bontempo, explica o que pode estar ocorrendo na região. “O Bom Parto é uma região que se encontra em um ambiente geológico de deposição flúvio-lagunar, o que torna importante considerar a influência da laguna Mundaú nas residências próximas, ocasionando algumas consequências, como água aflorando do solo, levando em consideração o nível do lençol freático e o tipo de solo”, enfatiza.

A Defesa Civil tem considerável registro de ocorrências na região, atendendo chamados da população para casos como inundação e residências com problemas estruturais. “É importante ressaltar que se deve observar também o método construtivo, principalmente a questão da impermeabilização do solo que, se feita de forma rudimentar, pode contribuir para este afloramento de água do lençol freático”, completa o geólogo de engenharia da Defesa Civil.

Não houve chamados recentes da população sobre desdobramentos do problema e/ou continuação do mesmo. “Sempre reforçamos para os moradores que nos acionem em casos de necessidade, pois a pessoa que está no dia a dia na residência pode observar se há agravamento da situação e nos chamar para fazermos novas vistorias”, acrescenta Abelardo Nobre, coordenador-geral do órgão.

Cientes da persistência do afloramento de água, por meio de informações veiculadas na imprensa, a Defesa Civil enviará ofício solicitando aos órgãos competentes para identificar a causa do problema e a melhor solução.

TNH1.COM

FOTO: Secom Maceió