Após sagrar-se campeã Mundial Master de jiu-jitsu nos Estados Unidos, na categoria peso pena, a alagoana Bianca Andrade agora mira o Campeonato Europeu, que acontece na França. A atleta já iniciou os treinos e está otimista. A competição será realizada em janeiro do próximo ano, em Paris.

Com 50 anos de idade e há 14 sem disputar uma competição em âmbito global, Bianca Andrade conquistou o sétimo título mundial da carreira dela em Las Vegas (EUA). A competição foi realizada de 31 de agosto a 02 de setembro.

Dez mil atletas participaram do evento. Dois mil deles eram faixas pretas, incluindo a alagoana. “Hoje tenho 50 aninhos. Acho que isso me motivou bastante”, conta a atleta.

Para chegar ao ouro, ela teve de vencer a número um do ranking, a americana Stefanie Teresa Wallace. No segundo confronto, a semifinal, derrotou a estadunidense January Tongay; e sagrou-se campeã ao vencer a brasileira Vandircleya Coutinho.
“Quando passei a primeira luta pela número um do ranking, senti que era possível trazer o ouro. Mantive a mesma estratégia. Eu me encontrava feliz, leve e tranquila, focada no meu objetivo. Quando o juiz me chamou para a última luta, decidi que não ia deixar escapar de forma alguma a medalha de ouro. E fiz a mesma estratégia, ponto a ponto”, recorda ela, que tem 26 anos de jiu-jitsu e 23 de faixa preta.
Bianca é sócia e professora de uma academia da arte marcial em Maceió (Gracie Barra Alagoas) que tem cerca de 250 alunos. A família dela também respira o esporte. Marido, filhos, enteados e irmãs praticam jiu-jitsu.

TRIBUNA HOJE \ Por Assessoria

Foto: Divulgação