O câncer de pele corresponde a cerca de 30% dos casos de câncer no Brasil. A doença normalmente é causada pela exposição excessiva ao sol. Os tumores de pele geralmente são percebidos com mais facilidade e, quando diagnosticados precocemente.

O melanoma é o tipo mais agressivo. No entanto, as chances de cura são de mais de 90%, quando há o diagnóstico precoce. Surge, normalmente, em áreas difíceis de serem vistas, embora seja mais comum nas pernas em mulheres, no tronco em homens, bem como no pescoço e rosto em ambos os sexos.

Geralmente, o melanoma parece uma pinta ou um sinal escuro na pele. Porém, a “pinta” ou o “sinal”, muda de cor, formato ou tamanho e pode sangrar.

O portal Eat This, Not That falou com vários dermatologistas para perceber os principais sinais de alerta e os que devem levar a que marque uma consulta num especialista rapidamente. Conheça-os.

Mudanças num sinal

“Se um sinal cresce ou fica mais escuro é importante que seja visto por um médico. Um sinal que não mudou de cor ou tamanho indica que é benigno. Já os que mudam devem ser acompanhados”, refere o médico Simran Sethi.

Quando surge uma pinta estranha

Do nada, pode aparecer uma pinta que não tinha visto antes. É importante perceber se é diferente das que já tem. “Se é um sinal mais escuro e diferente de outras manchas que tem no corpo, deve ser algo que o faça ir ao médico”, continua Simran Sethi.

Sinais com contornos irregulares

“Se for muito escuro, com contornos irregulares, com seis ou mais milímetros, é algo a suspeitar. Pode ser que tenha que fazer uma biópsia para perceber do que se trata.”

Sinais em certo tipo de locais do corpo

“Se aparecer um sinal na palma da mão, na parte inferior do pé, no couro cabeludo ou na axila, é importante perceber se não se trata de um melanoma. Por norma são locais que não estão tão expostos ao sol. Pode ser uma variante mais difícil de tratar.”

Por Notícias ao Minuto Brasil
FOTO: © ShutterStock \ Lifestyle Cancro de pele