A disputa política e eleitoral entre o prefeito de Maceió, JHC (PL) com o senador Renan Calheiros, que também preside o MDB em Alagoas, ganhou, esta semana, outros contornos, já que ambos ingressaram ações que devem parar na justiça. O motivo para que ambos acionem o Poder Judiciário gira em torno da compra, por parte da Prefeitura de Maceió, do Hospital do Coração, no valor de R$ 266 milhões.

À Tribuna Independente, a comunicação da Prefeitura de Maceió confirmou a existência de uma ação judicial impetrada pelo prefeito contra Renan Calheiros. “O prefeito de Maceió, JHC, ingressou com um processo judicial por calúnia, pelas falsas acusações feitas pelo senador Renan Calheiros em sua conta no X, antigo Twitter. O prefeito solicita, ainda, no processo judicial a retirada do conteúdo calunioso, direito de resposta e, por fim, pagamento de multa por danos morais”.

Esta semana, o senador alagoano acionou o Ministério Público Estadual (MPE), com uma Representação, que já foi acatada pelo procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, para que o prefeito JHC seja investigado criminalmente. De acordo com a representação, “as irregularidades e ilegalidades na aquisição do Hospital do Coração precisam ser investigadas”, já que a gestão municipal descumpriu com uma série de requisitos para a compra, sobretudo de o processo ter ocorrido sem licitação.
A compra do Hospital do Coração também tem potencializado as intenções do senador Renan Calheiros em desgastar a imagem de JHC frente ao eleitorado, já que a legenda está preparando um terreno para lançar um candidato viável à Prefeitura de Maceió. Hoje, o nome que está na dianteira para entrar na disputa pelo cargo é do deputado federal Rafael Brito (MDB).

Já o prefeito de Maceió, após ter autorizado a compra do Hospital do Coração, e ter acionado a justiça contra Renan Calheiros, tem evitado aparições públicas e tratado muito pouco sobre as eleições em Maceió. Atualmente, o gestor da capital alagoana está bem postado nas pesquisas eleitorais e conta com a maioria dos vereadores na Câmara, inclusive com parlamentares filiados ao MDB, a exemplo do presidente da Casa, Galba Netto e do vereador e líder do prefeito, Chico Filho.

À reportagem da Tribuna Independente, o cientista político Marcelo Bastos, comenta que as estratégias do senador Renan Calheiros é desgastar JHC para que a eleição do próximo não termine em primeiro turno.

“O objetivo dos Calheiros é ver se desgasta a imagem do JHC para ver se eles em Maceió conseguem, quem sabe, ir até para o segundo turno na eleição. Na verdade, porque hoje, se a eleição fosse hoje, lógico que pesquisa a fotografia do momento, se for pelas pesquisas, o JHC ganharia a seleção no primeiro turno. E essa questão agora que os Calheiros estão pleiteando sobre a questão da compra do hospital, que eles estão entrando na justiça para tentar queimar a imagem do JHC, quer queira ou quer não, é para tentar queimando a imagem dele, tentando levar essa eleição para o segundo turno, e quem sabe ganhar a eleição, que eu acho improvável”, avalia Bastos.

O cientista político finaliza a análise destacando que o senador Renan Calheiros também pensa na eleição 2026, apontando que JHC pode ser candidato ao Governo de Alagoas e com chances de vencer.

O cientista político finaliza a análise destacando que o senador Renan Calheiros também pensa na eleição 2026, apontando que JHC pode ser candidato ao Governo de Alagoas e com chances de vencer. “Dado a ganhar a eleição do governo em 2026, tudo isso é motivo de preocupação dos Calheiros para evitar que ele [JHC] ganhe a eleição”.

Por Thayanne Magalhães / Repórter com Tribuna Independente

Foto: Edilson Omena