Com a participação de mais de 130 investidores, representantes de construtoras e associações do setor rodoviário, o Brasil Transport Invest foi palco para o Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, apresentar os caminhos para reduzir gargalos logísticos a partir da ampliação de investimentos no país.

“O país percebeu, o presidente Lula percebeu, que só há um caminho: ampliar investimentos privados e investimentos públicos. O mundo quer investir no Brasil”, afirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho, na abertura do evento, que ocorreu nessa quinta-feira (19), na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo.

Foram apresentadas as novas políticas de outorga rodoviárias e de obras públicas e a versão atualizada do Programa Nacional de Segurança e Sinalização Rodoviária (Programa BR Legal 2). Com o Novo PAC, a previsão de investimentos públicos e privados em ferrovias e rodovias chega a R$ 280 milhões. Apenas em estradas, o valor corresponde a R$ 185,8 bilhões.

A expectativa do Ministério dos Transportes é expandir a integração entre os setores público e privado e garantir a previsibilidade dos projetos para os próximos anos. “Vamos captar recursos em fundos de investimentos, fazer parcerias com construtoras. O mundo quer investir no Brasil. Por segurança alimentar, por redução de emissão de carbono. Temos, hoje, uma estabilidade maior no Brasil, sem sobressaltos”, completou Renan Filho.

Sinalização

Além do portfolio para concessões e as diretrizes de investimento público, o evento marcou o lançamento da nova fase do Programa Nacional de Segurança e Sinalização Rodoviária (BR Legal 2). O plano prevê a implantação e a manutenção de dispositivos de segurança e de sinalização – tanto vertical, quanto horizontal.

Só neste ano, serão cobertos quase 20 mil quilômetros da malha rodoviária do país, com investimento de R$ 3,7 bilhões, em 10 estados: Amapá, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

“A gente vê a importância de reduzir acidentes, sinistros de trânsito. O BR Legal foi abandonado no passado e, agora, estamos retomando com o programa para viabilizar rodovias mais seguras, com investimentos que nunca foram feitos antes”, disse o diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão.

Estiveram presentes no evento o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale; o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos; e representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Programa de Parcerias de Investimento (PPI) – ligado à Casa Civil.

POR: Jobison Barros* / GAZETAWEB
FOTO: Assessoria