Como parte das ações da campanha Outubro Rosa, dedicadas à conscientização e busca da detecção precoce do câncer de mama, o Tribunal de Contas de Alagoas, realizou nesta quinta-feira (26), uma palestra com a médica mastologista Francisca Beltrão, que abordou os mitos e verdades sobre o câncer de mama.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer em Alagoas participou do momento expondo as perucas emprestadas para pacientes e os objetos artesanais que são doados, como próteses mamárias e almofadas. A Rede Feminina acolhe pacientes do interior na Casa de Apoio Lenita Quintella Vilela, além dos 40 leitos também é ofertado apoio psicológico.

Associação de Remadores Girassol Rosa também estava presente, apresentando o projeto que reúne mulheres sobreviventes de câncer de mama que realizam a prática de canoagem. Além dos efeitos físicos para a reabilitação, o esporte auxilia no combate à depressão e facilita a reinserção social de quem passou por cirurgia, quimioterapia e radioterapia, entre outros.

“Esse evento foi pensado com muito carinho para os nossos servidores. Além da explicação da Mastologia, trouxemos redes de apoio como o grupo Girrasol Rosa e a Rede Feminina”, destacou a coordenadora de Serviço Social do TCE/AL, Sidilene Cavalcante.

TCE \ ASCOM