Chegou ao fim, em novembro de 2023, a disputa política entre a família Beltrão, que em Alagoas, mantém por longos anos, um capital político e eleitoral de respeito no Litoral Sul, compreendendo as administrações das prefeituras de Jequiá da Praia, Coruripe, Feliz Deserto e Piaçabuçu. A cidade histórica de Penedo também já teve, em três oportunidades, gestões comandadas por integrante dos Beltrão.
A confirmação do fim do racha político foi feita na última terça-feira (14), pelo deputado federal Marx Beltrão (PP), ao participar de um evento político no mesmo palanque que o prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão (PP). Entre 2017 e 2018, houve uma separação por discordâncias políticas e de candidatura na família. Marcelo Beltrão, que foi prefeito de Jequiá da Praia por duas vezes, lançou seu nome, com apoio de Marcius Beltrão, que já foi prefeito três vezes de Penedo, ao cargo de deputado estadual.
O lado da família articulado por Marx Beltrão discordou e manteve o apoio à candidatura do então deputado Yvan Beltrão. Nos bastidores, houve tentativa de minar a candidatura de Marcelo, porém sem êxito. O ex-prefeito de Jequiá foi eleito deputado estadual, assim como Yvan, que foi reeleito.
“Quero deixar registrado que hoje é um dia especial para mim, um dia de união. Mando um abraço para meu irmão Maykon, que sempre foi meu braço direito, e meu primo Marcius, que falou muito sobre a união da nossa família e esse dia tem uma simbologia, porque houve momentos de embate e divergências políticas nas últimas duas eleições, mas tivemos maturidade para respeitar as diferenças. Acima do Marcius, do Marcelo, do Maikon, de mim, de outros irmãos e primos, está a cidade de Coruripe. Gostaria de parabenizar o prefeito Marcelo pelo bom desempenho de sua gestão, ele tem feito um excelente trabalho em todas as áreas, e não tem como eu amando Coruripe do jeito que amo, não reconhecer e contribuir para que esse trabalho só avance. As divergências políticas ficaram para trás e agora seguimos juntos em prol do desenvolvimento de nossa cidade”, discursou Marx ao confirmar o retorno da unidade familiar.
Até chegar o dia do restabelecimento político-familiar, outra disputa entre Beltrão potencializou o cenário de discussões quando a eleição municipal chegou em 2020. Deputado estadual, Marcelo Beltrão foi certeiro ao lançar o seu nome à Prefeitura de Coruripe, a principal cidade comandada pela família há mais de 25 anos, que já teve Joaquim Beltrão (quatro mandatos) e Marx Beltrão (dois mandatos) como prefeitos.
A disputa em 2020 entre Marcelo Beltrão contra o primo Maykon Beltrão, candidato de Marx Beltrão, foi melhor para Marcelo, eleito prefeito de Coruripe. Com mais este êxito de Marcelo, coube a Marx Beltrão ser oposição ao gestor. A eleição municipal ainda gerou mais prejuízos para o lado familiar de Marx na região sul: em Jequiá da Praia, o grupo de Marcius/Marcelo elegeu Felipe Jatobá (PP); em Feliz Deserto, Roseana Beltrão (PP), voltou ao comando da cidade; e em Piaçabuçu, o atual prefeito, Djalma Beltrão, também recebeu apoio de Marcius e Marcelo.
No palanque, na última terça-feira (14), o prefeito Marcelo Beltrão também discursou sobre a retomada da aliança familiar.
“O maior Programa de pavimentação que Coruripe já viu é um sonho que está se tornando possível graças a parcerias importantes, a exemplo do deputado Marx Beltrão, que destinou cerca de R$ 32 milhões em recursos a serem investidos neste programa, e mais R$ 5 milhões para o projeto da Orla da Lagoa do Pau. Nós superamos as divergências políticas, e fortalecemos uma aliança com um só objetivo, que é o desenvolvimento de Coruripe e de toda a região sul do estado de Alagoas”, afirmou.
Racha familiar chegou a 2022 com apoios a candidatos diferentes à Câmara federal e ao governo
O racha familiar também esteve presente nas eleições do ano passado. Candidato à reeleição ao cargo de deputado federal, Marx Beltrão (PP), quase enfrentou o ex-prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (hoje no PSB), na disputa por uma das nove vagas destinadas à bancada alagoana.
Nos meses que antecederam as eleições, Marcius Beltrão, que à época estava filiado ao União Brasil, anunciava aos quatro cantos que seria candidato a deputado federal, com apoio de Marcelo Beltrão (PP) e dos demais prefeitos das cidades de Jequiá da Praia, Coruripe, Feliz Deserto e Piaçabuçu.
Ainda em 2022, Marcius Beltrão acabou confirmando que não disputaria o cargo de deputado federal, deixando assim o caminho “mais fácil” para Marx Beltrão, que não precisaria, em tese, disputar os votos em Coruripe, na região sul.
Apesar de ter conseguido êxito na eleição de deputado federal e chegado ao terceiro mandato, Marx Beltrão teve uma redução de votos em Coruripe. Marcius e Marcelo apoiaram a reeleição de Arthur Lira (PP), que foi o candidato mais votado em Alagoas, e à época, presidia a Câmara Federal. Lira também foi reeleito à presidência da Câmara dos Deputados.
ANTAGONISMO AO GOVERNO
A rivalidade não se resumiu apenas as eleições municipais e gerais. O grupo de Marcius Beltrão e Marcelo Beltrão apoiou ao governo estadual a reeleição de Paulo Dantas (MDB), e do deputado estadual Marcelo Victor (MDB).
Do lado de Marx Beltrão, o apoio foi destinado à candidatura do senador Rodrigo Cunha, à época no União Brasil, ao governo. Paulo e Rodrigo Cunha foram para o segundo turno e novamente, os irmãos Marcius e Marcelo levaram a melhor nesta seara, e Dantas foi eleito governador de Alagoas.
Na composição política atual no governo Dantas, o grupo de Marcius e Marcelo conseguiu emplacar a Secretaria de Estado da Educação, com o nome do próprio Marcius Beltrão. Atualmente, a família indica a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics).
Já Marx Beltrão indica cargos na gestão do prefeito JHC (PL), em Maceió, rival político do MDB. Sempre que está presente a estes eventos, Marx Beltrão trata sobre as emendas parlamentares que destina aos municípios.
UNIDADE FAMILIAR
Principal articulador do lado do prefeito Marcelo Beltrão, Marcius Beltrão agora ressalta a unidade familiar. “O maior patrimônio que podemos ter é a paz, a saúde e ao nosso redor, a nossa família. Quero parabenizar ao Marx, ao Maykon [Beltrão]. Todos sabem que nós tivemos um embate político, e eu quero dizer ao deputado federal Marx Beltrão que o seu gesto vai transformar a vida desse povo de Coruripe para muito melhor. Nós teremos uma região próspera”, garantiu Marcius.
Ao retomar as parcerias políticas e familiares, o grupo já tem como estratégias seguras as manutenções das prefeituras de Jequiá da Praia, Coruripe, Feliz Deserto e Piaçabuçu. Quanto a Penedo, o nome de Marcius Beltrão volta a ganhar força, e agora com apoio de Marx Beltrão. Ou seja, é bem provável que essa unidade familiar vá gerar uma disputa entre Marcius Beltrão contra o atual prefeito da cidade histórica, Ronaldo Lopes (MDB).
Por Nigel Santana e Thayanne Magalhães / Tribuna Independente
Foto: Assessoria