A fim de reforçar o enfrentamento contra a meningite na capital, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu uma grande ação preventiva, através da Campanha de Multivacinação. Por meio da Coordenação Técnica em Imunização (CTI) do Município e o Programa Saúde da Gente, equipes multiprofissionais realizaram atualização vacinal nas escolas e bairros de Maceió. A intensificação vacinal, que durou quase 40 dias, conseguiu imunizar 7.764 maceioenses.

Durante o período de imunização em massa, iniciado no dia 2 de outubro, também foram realizadas orientações nas escolas e comunidades acerca da importância da multivacinação, que contou com todos os imunizantes da caderneta vacinal e também com a vacina que combate à Meningite tipo C, disponível na rede pública, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa da multivacinação nas escolas e nos bairros da capital faz parte do planejamento de enfrentamento à meningite. No total, 60 escolas públicas de Maceió – municipais e estaduais – receberam a visita de equipes da SMS para intensificar a imunização e atualizar a caderneta vacinal, além de orientações sobre a doença, com informações sobre contágio, sintomas e métodos de prevenção contra a doença, que teve um aumento de casos registrado no mês de junho.

Com o compromisso de conter o aumento de casos de meningite no município, a Secretaria de Saúde de Maceió manteve a disponibilização da imunização e orientações técnicas, além de promover a capacitação de seu quadro de profissionais durante os meses em que ocorreu o aumento da doença, como forma de combater a infecção.

Edvaldo Almeida, um dos supervisores do Saúde da Gente, destacou a ação do Programa na campanha.

“Através do Saúde da Gente, maior programa de saúde itinerante do Brasil, o órgão realizou essas ações de promoção e prevenção à saúde do maceioense, viabilizando uma aproximação da saúde com a população. Pudemos ver nesse balanço, que conseguimos orientar e vacinar um maior número de pessoas nas escolas, nos bairros e nas grotas da capital, contribuindo dessa forma com o enfrentamento da meningite.”, destaca.

TNH1.COM

Secom Maceió