Apesar do ceticismo de algumas pessoas em relação à Inteligência Artificial (IA), algumas ferramentas baseadas nessa tecnologia podem ajudar a simplificar e otimizar diversas tarefas, inclusive a procura de emprego.

Um exemplo é a criação ou atualização de um currículo. O processo de recrutamento por parte das empresas é cada vez mais feito com o uso da IA, o que torna ainda mais importante que os candidatos tenham currículos otimizados para serem identificados pelos sistemas de seleção.

Na opinião de Joana Gama, marketing director da Kelly Portugal e B2C director em EMEA, o uso de ferramentas de IA para a criação de currículos é um sinal positivo. “Mostra que estamos num caminho positivo de integração das tecnologias no dia a dia de todos, de forma construtiva”, afirma.

A Kelly Portugal reuniu algumas plataformas que podem ser úteis para candidatos que buscam criar ou atualizar seu currículo. Confira:

Novoresume: permite criar um currículo de uma página de forma gratuita, com um design moderno que “promete causar um impacto duradouro em quem o ler”.

MyPerfectCV: permite criar uma carta de apresentação atrativa, que complemente o currículo.

Resume.io: reúne uma série de modelos de cartas de apresentação e de currículos, sendo especialmente útil para aqueles que estão a criar seu primeiro currículo.

ResumeTrick: ajuda a criar cartas de apresentação específicas para um setor e otimiza o conteúdo do currículo.

ChatGPT: permite criar quase tudo, mas é “especialmente útil para compor cartas de apresentação a partir de um texto bem estruturado já existente”.

Essas ferramentas podem ser utilizadas de forma gratuita ou paga, dependendo das funcionalidades oferecidas.

Por Notícias ao Minuto Brasil

FOTO: © Shutterstock \ Tech IA