A temporada de cruzeiros 23/24, em Maceió, prevê uma injeção econômica de pelo menos R$70 milhões na capital, segundo a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur). Ao todo serão dez navios com 28 paradas em nosso porto da capital e uma estimativa de mais 140 mil leitos disponíveis durante a temporada no setor, que começou no sábado (18).

Ao Cadaminuto, a Setur informou que o estado terá um aumento expressivo na oferta de leitos nesta temporada, conforme aponta a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos – Clia (Cruise Lines International Association).

Ainda de acordo com o órgão estadual, a atual temporada tem expectativas para superar a temporada anterior, que injetou cerca de 44 milhões de reais na economia alagoana. O estado fechou a temporada passada com cerca de 75 mil turistas visitando o estado entre os meses de dezembro de 2022 e abril deste ano. Ao todo, foram 7 navios em 20 paradas no estado.

Preparação para a temporada

Segundo a secretaria de turismo, o trabalho para captar e atrair turistas é recorrente e realizado durante o ano inteiro. Entre as medidas adotadas pelos setores da cadeia para se preparar para receber os turistas que chegam através de cruzeiros estão o Programa Escola do Turismo e a instalação de uma estrutura de recepção no porto de Maceió.

O Programa da Escola do Turismo tem o objetivo de capacitar e qualificar gratuitamente os profissionais do setor. Até o momento, foram ofertadas mais de 3 mil vagas e os cursos estavam sendo ministrados pelas instituições parceiras como Senac, Sebrae e Sindhal.

Já a estrutura instalada no Porto de Maceió tem o intuito de recepcionar os turistas que chegam dos cruzeiros, tirar dúvidas sobre destinos e atrativos, mostrando a cultura e o artesanato local.

“Estamos geograficamente numa posição privilegiada. O turista que chega pelos cruzeiros consegue, em curto espaço de tempo, sair da orla urbana mais bonita deste país e ainda conhecer um pouco dos nossos litorais Norte e Sul, sem contar com o bairro histórico do Jaraguá, que já é por si só um lindo cartão postal”, pontua a secretária de turismo, Bárbara Braga.

Rede Hoteleira

Ao Cada Minuto, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas, Ricardo André, reforça que, em termos financeiros, a rede hoteleira não tem retorno em relação aos cruzeiros.

“Os passageiros, ao descerem aqui no Porto, eles não usufruem da estrutura hoteleira, mas sim dos bares, restaurantes e artesanato. Outros setores da cadeia do turismo vão ser abastecidos, mas a hotelaria não participa diretamente na temporada”, esclarece Ricardo.

O presidente conta que a rede hoteleira cria uma expectativa pela volta desse turista. “Quando o turista passa por Maceió e vê as belezas naturais, os equipamentos e os produtos turísticos, ele cria um desejo de vim passar mais tempo e conhecer as demais atrações de nossos destinos”.

Conforme a secretária Bárbara, a meta é justamente fazer com que o turista retorne em outro momento, para se hospedar de fato no destino, movimentando também a cadeia hoteleira. “Daí a importância na promoção do destino e na parceria público-privada, pois segundo dados da FGV, mais de 80% dos cruzeiristas demonstram interesse em retornar ao destino de parada”.

Bárbara ressalta que a ideia é fazer esse turista voltar não somente pelas belezas naturais do estado, mas “por sentir o gostinho de quero mais e conhecer a infraestrutura hoteleira local”.

Benefícios da Temporada de Cruzeiros

A secretária de Turismo, Bárbara Braga, afirmou que o impacto econômico é expressivo. Ela explicou que a estimativa é que cada turista a bordo de um cruzeiro gere um impacto financeiro de cerca de mais de 600 reais no local de parada.

“Esse turista que vai consumir de bares e restaurantes, do artesanato e ainda comprar passeios, acaba mantendo viva a cadeia produtiva do turismo. Os negócios se expandem, gerando mais emprego e renda”, argumenta Bárbara.

CADA MINUTO \ *Estagiária sob supervisão da editoria

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