Celebrando a campanha Novembro Azul, o Tribunal de Contas de Alagoas, promoveu, na manhã desta quarta-feira (22), a palestra conduzida pelo médico urologista Mauro Barros, que alertou sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O evento, que ocorreu no auditório do TCE/AL, reuniu servidores de todas as idades.

Atualmente, o câncer de próstata é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, o palestrante reforçou as formas de prevenção, sintomas e tratamentos da doença. “Esse câncer tem uma alta mortalidade pelo diagnostico tardio, que acontece por medo e preconceito do exame de toque retal, principalmente por parte dos nordestinos. O acompanhamento deve ser feito anualmente, a partir dos 50 anos, e antes disso caso exista um fator de risco”, destaca o urologista.

Durante o momento, o vice-presidente do TCE, conselheiro Otávio Lessa, ressaltou a necessidade de melhorar as politicas públicas e a divulgação da mídia sobre o assunto. “É importante que os governos usem recursos para desmistificar o tema, mostrar exemplos de superação, usar a tecnologia a favor a divulgação. O Tribunal todo ano busca, através de palestras de conscientização, acabar um pouco com esse pensamento preceituoso”, conclui.

De acordo com o Ministério da Saúde, apesar do aumento da expectativa de vida entre 2000 e 2018, os homens ainda vivem 7,1 anos a menos que as mulheres. Existem causas e fatores que não é possível mudar, como a idade, raça e genética. É indicada a prevenção primária, com a mudança dos hábitos de vida, que inclui dieta equilibrada, prática de atividade física e não realizar o consumo de álcool e cigarro.

TCE \ ASCOM