Dados apontam que os meses de janeiro e fevereiro são os mais propensos a incidentes de afogamento. Devido a isso, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) deu início à Operação Verão 2023/2024 em uma iniciativa para garantir a segurança e proteção dos cidadãos durante a alta temporada. A operação se iniciou no último dia 3 e vai até 7 de abril do próximo ano.

A temporada de verão, sinônimo de lazer e férias, traz consigo não apenas um maior número de turistas nas praias, mas também um aumento significativo na exposição a áreas de risco, particularmente em locais de banho.

O Comandante-Geral do CBM/AL, coronel Sérgio Verçosa, destacou a importância estratégica desta operação: “Nossa prioridade é a segurança dos cidadãos e visitantes de Alagoas. Estamos intensificando nossas ações preventivas e estratégicas não apenas nas praias, mas em todos os pontos de concentração turística, estradas e áreas de risco, para garantir um verão seguro para todos.”

O CBM enfatiza a importância da colaboração da população, seguindo as orientações dos profissionais, respeitando a sinalização e contribuindo para um verão seguro a todos.

Objetivos Estratégicos da Operação Verão

Ações Preventivas Intensificadas: O CBMAL estará aumentando a presença preventiva nos locais com maior incidência de ocorrências, baseado em análises científicas;
Redução do Tempo-Resposta: O objetivo é diminuir o tempo de resposta às ocorrências, assegurando um atendimento ágil e eficaz;
Ampliação da Atividade Preventiva: Foco especial nas praias, cursos de água e áreas turísticas para aumentar a segurança dos banhistas e turistas;
Contribuição para a Segurança Pública: O intuito é não apenas proteger os visitantes, mas também fortalecer a segurança das comunidades locais.
Áreas de Atuação

Os Comandos Operacionais estarão coordenando e supervisionando estrategicamente as unidades e subunidades operacionais em todo o território alagoano, conforme definido no Boletim Geral Ostensivo nº 03 de 06 de Janeiro de 2021, para garantir a eficácia e o sucesso da Operação Verão.

Por Tribuna Hoje com assessoria

Foto: CBM/AL