O governador Paulo Dantas se reuniu com o governador paulista, Tarcísio de Freitas, na tarde dessa quinta-feira (22), para estabelecer parcerias com o Estado de São Paulo para combater a criminalidade em Alagoas. No encontro, Paulo esteve acompanhado do secretário de Segurança, Flávio Saraiva, e do adjunto José Carlos André dos Santos.

A Secretaria de Segurança Pública deslocará servidores, já no mês de março, para entender como São Paulo atua para combater a criminalidade, buscando levar para Alagoas as melhores práticas de gestão, com emprego de tecnologia, uso de inteligência e formação e aperfeiçoamento da tropa.

Nos últimos anos, Alagoas diminuiu o número de homicídios em 50%, e as estatísticas estão melhorando mês a mês, mas o objetivo do Governo do Estado é reduzir ainda mais a criminalidade e as mortes violentas. “Queremos alcançar os patamares de São Paulo, que possui os melhores números do país em Segurança Pública. Por isso, nós viemos aqui no Palácio dos Bandeirantes buscar este intercâmbio, para levar para Alagoas bons projetos. Queremos proporcionar uma melhor qualidade de vida aos alagoanos e isso certamente passa pela melhoria contínua da segurança pública”, ressaltou Paulo Dantas.

Para o governador Tarcísio de Freitas, a integração dos Estados no combate ao crime é fundamental. “O crime rompeu fronteiras e as polícias precisam trabalhar juntas”, disse.

Um exemplo desta união de esforços de diferentes Estados no combate ao crime foi a realização da Operação Hades. Realizada no início deste mês, a ação desencadeada pela Secretaria da Segurança Pública de Alagoas em 17 estados do país, incluindo São Paulo, resultou na prisão de 50 pessoas envolvidas com duas organizações criminosas, que atuavam principalmente com o tráfico de entorpecentes e lavagem de dinheiro.

O secretário Flávio Saraiva destacou o apoio das polícias de São Paulo na força-tarefa. “A atuação do governo paulista foi fundamental para o sucesso da operação. Isso mostra a importância de trabalharmos juntos no combate ao crime”.

Outro ponto destacado na reunião foi a metodologia de estatísticas criminais adotadas por São Paulo. O modelo de transparência e divulgação de dados tornam esse Estado uma referência e objeto de modelo para as demais unidades da federação.

*Com informações da assessoria

CADA MINUTO

FOTO: GOOGLE