Um estudo técnico está sendo realizado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), para promover o leilão de 15 imóveis pertencentes ao estado. De acordo com o planejamento, cerca de 90 milhões de reais podem ser arrecadados, se houver sucesso nas vendas. A expectativa é que o leilão aconteça neste primeiro semestre.

O planejamento vem sendo feito como uma estratégia de modernização da gestão pública, para arrecadar recursos que possam ser investidos em áreas prioritárias para o governo, como saúde, educação e infraestrutura.

Entre os imóveis avaliados estão o do antigo banco Produban e um estacionamento na Rua do Sol, ambos nos centro de Maceió. Juntos, os dois lotes somam o valor inicial de aproximadamente R$15 milhões.

A secretária Gestão e Patrimônio, Karine Silva, explica que a alienação dos imóveis permite ao Governo de Alagoas eliminar custos recorrentes de manutenção dos bens, e transformar o valor arrecadado em capital líquido para investimentos estratégicos.

A equipe técnica estuda se o arremate será estrategicamente viável e se todos os bens estarão aptos para leilão, a exemplo do lote onde está instalado o Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), no bairro do Farol.

No edital serão apresentados os lances iniciais de cada imóvel, conforme o valor de mercado. Pessoas físicas, jurídicas e em consórcio poderão participar, desde que atendam às exigências do art. 15, da Lei nº 14.133/2021. A legislação mencionada estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

POR: POLÍTICA ALAGOANA \ *Com Agência Alagoas

POR: Geovana Larissa Lima