As farmácias e clínicas privadas em Alagoas abriram suas portas para a vacinação contra a gripe, abrangendo todas as faixas etárias a partir dos seis meses de idade. As doses, do tipo quadrivalente, oferecem proteção contra duas cepas do vírus influenza H1N1 e H3N2 e duas para o vírus influenza do tipo B.

Com preços que variam até R$ 89,90 por dose, alguns estabelecimentos estão oferecendo descontos especiais para compras em quantidade, reduzindo o valor para R$ 84,95 por dose. Esta medida visa incentivar a imunização em famílias e grupos.

Municípios como Maceió, Arapiraca e Palmira dos Índios já estão aplicando as vacinas desde o primeiro dia de março, disponibilizando agendamento online para maior comodidade dos consumidores. Os interessados podem verificar a disponibilidade das doses e agendar horários através dos sites das drogarias.

É importante destacar que, diferentemente da campanha nacional do Ministério da Saúde, que, tradicionalmente, ocorre entre abril e maio, a vacinação em Alagoas e outras regiões do Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul será antecipada, começando em 25 de março.

Enquanto na rede pública, a vacina oferecida é do tipo trivalente, protegendo contra três cepas do vírus, estima-se que 75 milhões de pessoas em todo o país serão imunizadas contra os diferentes tipos de gripe. Um lembrete importante é não confundir os sintomas da dengue com os da gripe, ressaltando a importância do diagnóstico preciso para um tratamento eficaz.

GAZETAWEB \ Matheus Bomfim e Rogério Costa

FOTO: Foto: Hebert Borges