O presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, conselheiro Fernando Toledo, participou, na manhã desta segunda-feira (18), da composição da mesa de honra do 1º Fórum Alagoano de Gestão Pública do Sistema CFA/CRAs. O evento, que aconteceu no Jatiúca Hotel & Resort, foi realizado pelo Regional de Administração da Alagoas (CRA-AL), em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA).

Reunindo gestores e representantes da gestão pública, o evento iniciou com a palestra magna do deputado Federal Rafael Brito, sobre “Desafios e Soluções para a modernização da Gestão Pública em Alagoas”. “Não podemos continuar vivendo, do ponto de vista de gestão, para atender anseios de redes sociais. A gestão tem que ser voltada para areal necessidade do cidadão. Muitas vezes o que é discutido nas redes sociais não é a verdade, e não é o que o cidadão realmente precisa discutir”, destacou o deputado, durante entrevista à TV Cidadã.

O Tribunal de Contas foi um dos apoiadores da realização do Fórum. “Precisamos de gestores qualificados e bons administradores para reestruturar a gestão pública. Temos encontrado alguns pontos de fragilidade nos municípios, e quando o Tribunal emite o parecer prévio, damos a oportunidade do gestor ainda no seu mandato fazer as correções de rumo e apresentar o seu contraditório”, conclui o presidente Fernando Toledo.

Durante o evento, foi realizada a premiação “Top 8 em Governança Municipal’’, baseada nos dados do Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA), e com o objetivo de homenagear os municípios alagoanos que se destacaram na Governança Municipal. Finalizando a programação do Fórum com a palestra do coordenador da Câmara de Gestão Pública do CFA, Marcelo Gomes, com o tema “Decifrando o IGM: Rumo à Excelência na Governança Municipal”.

TCE \ ASCOM