O presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira, reuniu-se nesta terça-feira (26) com os sete governadores membros do Consórcio de Integração dos Estados do Sul e Sudeste do Brasil (Cosud). O motivo da reunião foi a renegociação de dívida que estados têm com a União.

As dívidas em pauta na reunião são aquelas em que os estados fizeram empréstimos diretos ao governo federal ou as que os entes federativos contrataram créditos e tiveram a União como garantidora.

O Cosud foi criado e 2019, em Belo Horizonte (MG), com o propósito de fortalecer a cooperação entre os estados do Sul e Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Os governadores Ratinho Júnior (PR), presidente do consórcio; Tarcísio de Freitas (SP); Cláudio Castro (RJ); Romeu Zema (MG); Renato Casagrande (ES); Eduardo Leite (RS); e a vice-governadora Marilisa Boehm (SC), manifestaram no encontro seus pontos de vista quando da discussão da proposta que o governo encaminhará ao Congresso Nacional.

GAZETAWEB \ *Com assessoria \ Mariane Rodrigues

Foto: Divulgação