Levar energia de qualidade e transformar a vida das pessoas através de programas e projetos sociais tem sido uma das grandes missões do Grupo Equatorial Energia que celebra cinco anos de atuação no Estado de Alagoas. Comprometida em trabalhar pelo futuro todo dia, a Distribuidora já aportou nos 102 municípios alagoanos mais de R$ 1,7 bilhão e gerou mais de quatro mil empregos diretos e indiretos.
Como parte do compromisso assumido com os mais de 1 milhão e 300 mil clientes, a Distribuidora construiu oito novas subestações: Serraria, Ipioca e Cidade Universitária, em Maceió; Barra de São Miguel, Craíbas, Costa dos Corais, em Porto de Pedras, Coruripe II e Girau do Ponciano. Reforçou o sistema elétrico com a ampliação de 12 subestações de energia elétrica, e a construção de 1.663km de redes, além de fazer substituição de postes, transformadores, com atualização e modernização das redes em todos os níveis de tensão.
Indicadores positivos
De acordo com um levantamento da Equatorial, os resultados das melhorias e de todos investimentos realizados pela Distribuidora, podem ser evidenciados pelos indicadores que medem a duração e frequência de interrupções de energia, desde a sua concessão no estado.
A Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC), que mostra o tempo médio em que os alagoanos ficam sem luz, reduziu 74,3% de março de 2019 a janeiro de 2024, saindo de 63,26 horas para 16,43 horas.
Já a Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC), que calcula a quantidade de vezes em que houve falta de energia no Estado, caiu de 19,32 para 7,06, o que representa uma redução de 63,46%, se compararmos de março de 2019 a janeiro de 2024.
“Nós estamos comemorando um marco. São cinco anos em que todo o nosso time trabalha para contribuir diretamente no desenvolvimento, bem-estar e para oferecer serviços cada vez melhores à população alagoana. Estamos gerando emprego, estruturando nossas redes, qualificando pessoas e melhorando a qualidade de vida de centenas de famílias”, explica Fernando Pompeu, presidente da Equatorial Alagoas.
Transformando vidas
Criação do Núcleo de Orquestras de Jovens de Maragogi, Escola de Eletricistas, oferta de cursos profissionalizantes, troca de lâmpadas e geladeiras. Esses são alguns dos projetos da Equatorial Alagoas que têm transformado as vidas dos alagoanos nos últimos cinco anos.
E não tem como falar em transformação, sem citar o projeto E+Comunidades Solares, que mudou a vida de 43 famílias quilombolas que vivem na comunidade isolada Pixaim, localizada no extremo sul de Alagoas.
Um século. Essa foi a longa espera dos moradores de Pixaim pela tão aguardada chegada da energia elétrica. As décadas de escuridão foram rompidas com a instalação de placas de energia solar, doadas pela Equatorial Alagoas. Com elas, situações diárias que, para a maioria das pessoas, são corriqueiras, como ter uma lâmpada acesa ou uma geladeira funcionando em casa, estão sendo pouco a pouco assimiladas.
Além da chegada da iluminação, a distribuidora também doou geladeiras novas que possibilitam que os moradores armazenem alimentos e tomem água gelada, por exemplo. O investimento realizado na comunidade quilombola em Alagoas foi de aproximadamente R$ 750 mil.
“Temos muito orgulho da história que estamos construindo em Alagoas, mas ainda há o que ser feito. Temos muitas novidades para os próximos anos que, certamente, vão contribuir ainda mais para a satisfação dos nossos clientes. Que possamos comemorar esta data e vislumbrar um futuro mais sustentável, social e com governança”, finaliza Pompeu.
Dados
Substituição de Geladeiras: 9 mil
Troca de lâmpadas: 348 mil
Cadastro na Tarifa Social: 500 mil famílias
Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas
CADA MINUTO
FOTO: GOOGLE