Promovendo a transparência e fortalecendo a democracia, o segundo dia do II Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (II CNCTC) trouxe em sua programação diversas atividades abordando os temas da atualidade mais importantes para uma comunicação eficiente. O evento realizado nos dias 4 e 5 de julho. em Vitória, contou com a participação da equipe da TV Cidadã, do Tribunal de Contas de Alagoas.
O Congresso promoveu palestras, painéis e oficinas seguindo três eixos de capacitação. Todos eles dialogam com o tema principal deste ano: “O papel da comunicação pública na defesa da democracia”. Em 2024, o evento é uma realização do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Instituto Rui Barbosa (IRB), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).
Com uma carga horária de 17 horas e cerca de 10 atividades, a programação dos dois dias do II CNCTC contou com temas atuais e relevantes como: Estratégias de Comunicação Pública; Transformação digital e democracia; Uso do WhatsApp na comunicação pública; Como transformar dados em notícias e O desafio da linguagem simples na comunicação pública.
Em entrevista à TV Cidadã, o presidente da Atricon, conselheiro Edilson Silva, falou que o evento incentiva a comunicação simples e democratiza o acesso ao serviço público. “Nós precisamos aprender a nos comunicar melhor, com uma linguagem fácil e acessível, para que a informação chegue até todas as camadas da sociedade brasileira”, destacou.
Representando o TCE/AL, os jornalistas Valtenor Leoncio, Bárbara Tenório e Fábio Novaes realizaram a cobertura completa dos dois dias do evento. Além da programação da TV Cidadã (canal 35.2), você pode acompanhar as edições especiais do Jornal Atricon através dos links: 1º dia II CNCTC e 2º dia II CNCTC.
TCE \ ASCOM
Texto: Júlia Marques