O aviso meteorológico para baixa umidade relativa de ar foi divulgado na manhã de segunda-feira (7), pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL). Uma indicação de umidade abaixo de 30% pode gerar risco para a população das regiões ambientais do Sertão e Sertão do São Francisco até quarta-feira (9).

De acordo com o comunicado da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN), uma massa de ar seco e quente, associada a um sistema de alta pressão atmosférica, está inibindo a formação de nuvens convectivas em Alagoas, o que resulta na redução significativa da umidade do ar. “A umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30% em alguns períodos na metade oeste do estado”, informa.

Com isso, a população deve redobrar os cuidados, especialmente em atividades ao ar livre nos horários de maior radiação solar, entre 10h e 16h. Além disso, a condição aumenta o risco de queimadas nas áreas ambientais.

A SPDEN segue monitorando as condições atmosféricas e alertando que, caso as condições se intensifiquem, novos avisos meteorológicos ou hidrometeoros.

Por Tribuna Hoje com agências

Foto: Ascom Semarh