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Reportagem de Zeca Ferreira no “Estadão” deste domingo revela que, segundo levantamento feito pelo jornal, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), é o sexto mais acessado dentre os 103 prefeitos das cidades com segundo turno que possuem conta na plataforma chinesa TikTok, muito popular entre os jovens.

O líder em popularidade entre os “prefeitos tiktokers” é Rodrigo Manga (Republicanos), de Sorocaba/SP, com 2,3 milhões de seguidores e 43,1 milhões de curtidas. Em seguida, aparece João Campos (PSB), do Recife, com 916 mil seguidores e 23,5 milhões de curtidas.

O jornalista revela: “traço comum entre os ‘prefeitos tiktokers’ é o uso de acessórios populares entre os jovens, como o óculos Juliet. Tanto Arthur Henrique (MDB), prefeito de Boa Vista, quanto João Henrique Caldas (PL), de Maceió, já publicaram vídeos usando o modelo, além de camisetas estilizadas com montagens de fotos deles próprios com o acessório. Esse tipo de vestuário é geralmente associado a artistas de gêneros como rap, funk e bregafunk.”

A reportagem traz depoimento da professora Mayra Goulart, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, para quem os “prefeitos tiktokers” estão entregando o que a população deseja, pois, no entender dela, não faz sentido idealizar o eleitor como alguém sempre voltado ao interesse público: “O cidadão quer informação em um formato curto, emotivo, visual e, muitas vezes, com elementos da vida privada”.

Acrescenta Zeca Ferreira:

“Prefeitos de todo o País investem em vídeos curtos e bem-humorados para anunciar obras e serviços. O uso das redes sociais por políticos não é novidade, mas ganhou novos contornos nos últimos anos. A propaganda tradicional cede espaço para conteúdos apelativos, como memes e dancinhas, enquanto mandatários adotam o estilo de influenciadores, compartilhando momentos do dia a dia – de um treino na academia a uma pizza com a família.”

TNH1.COM \ por Flávio Gomes de Barros

FOTO: GOOGLE