width=

Com casa cheia na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em Maceió, o Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), realizou, na quarta-feira (9), o Encontro de Gestores de Cultura de Alagoas 2025. O evento reuniu representantes culturais de todas as regiões do estado e marcou um momento importante de integração, escuta ativa e apresentação das principais diretrizes da pasta para o ano.

A abertura foi conduzida pela secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, que deu as boas-vindas aos presentes destacando a importância do encontro como espaço de articulação e construção coletiva. “É uma honra poder recebê-los. Reunir tantos agentes fundamentais na construção das políticas públicas de cultura em nosso estado é motivo de celebração”, afirmou a secretária.

Durante o encontro, foram detalhadas as ações estruturantes da Secult, com destaque para a implementação da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) em 2025, os investimentos nos Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs da Cultura) e a chegada do inédito Programa de Incentivos Fiscais à Cultura.

O encontro também foi marcado por depoimentos dos gestores municipais, que celebraram a oportunidade de diálogo direto com o Estado e a troca de experiências entre os municípios.

“Hoje saí imensamente feliz dessa reunião. Ainda mais motivada a trabalhar pela cultura do meu município que tanto amo”, disse a diretora de Cultura de Carneiros, Leila Palmeira.

“Encontro muito produtivo e esclarecedor em prol das políticas públicas de fomento à cultura. Esperamos mais momentos assim como o de hoje e que cursos e oficinas cheguem em nossos municípios”, destacou o secretário de Cultura, Esporte, Juventude e Eventos de Japaratinga, Rafael Nascimento.

“Eu acho muito importante porque é o momento de unir as forças, conhecer os colegas dos outros municípios, ver qual o intuito do Estado junto com os municípios de trabalhar as políticas públicas da nossa cultura”, afirmou o secretário de Cultura de Anadia, Gilberto Rodrigues.

Avanços históricos no fomento

Mellina destacou os avanços conquistados na última década. De 2015 a 2025, Alagoas lançou 180 editais públicos de fomento à cultura, consolidando uma política inédita de valorização dos fazedores culturais.

“Antes de 2015, não tínhamos uma política estruturada de fomento. Com muito esforço, diálogo e compromisso, conseguimos transformar essa realidade. E mais do que isso, adotamos uma política firme de descentralização dos recursos, garantindo que os editais cheguem a todas as regiões do estado”, afirmou.

PNAB, editais e novo programa fiscal

A secretária informou que os editais da PNAB 2024 estão em fase final de execução e que, com a chegada dos recursos de 2025, será dada largada às escutas públicas e à formulação de novos editais participativos.

“Seguiremos executando a PNAB com a responsabilidade e o cuidado que ela exige. Nosso compromisso é seguir ampliando os instrumentos de fomento com base na participação social”, reforçou.

Mellina também anunciou o lançamento do próximo Programa de Incentivos Fiscais à Cultura, que permitirá o patrocínio de projetos por meio da renúncia fiscal do ICMS.

“Uma conquista histórica. O Governo abrirá mão de até 0,3% da arrecadação anual do imposto, o que representa cerca de R$ 14 milhões em potencial de investimento direto na cultura alagoana”, explicou.

A secretária aproveitou o momento para reforçar o papel decisivo do Governo de Alagoas no fortalecimento da cultura.

“O governador Paulo Dantas tem sido um grande parceiro da cultura em nosso estado. É graças ao compromisso dele com as políticas públicas culturais que temos conseguido avançar com ações estruturantes, respeitando a diversidade dos nossos territórios e valorizando quem faz cultura nos quatro cantos de Alagoas”, declarou.

Equipe técnica e continuidade do diálogo

Ao final da apresentação, a secretária apresentou a equipe técnica responsável por dialogar diretamente com os municípios, reforçando a abertura da Secult para parcerias e construção colaborativa.

Estiveram presentes o secretário Executivo de Políticas Culturais e Economia Criativa, Milton Muniz, a superintendente de Patrimônio e Diversidade Cultural, Perolina Lyra, o superintendente de Economia Criativa, Fomento e Incentivo à Cultura, José Wyllyson dos Santos, e a assessora de Governança e Transparência, Alessandra Barros, que também está respondendo pela Superintendência de Políticas Culturais.

“Que este seja um espaço de escuta ativa, de construção conjunta e, acima de tudo, de fortalecimento do nosso compromisso com a cultura de Alagoas”, concluiu Mellina.

CADA MINUTO

FOTO: GOOGLE