Alegria e diversidade marcaram a Vila Inclusão é Massa no Parque Centenário. Com apresentações musicais, feira inclusiva e um espaço exclusivo para alimentação, o evento aconteceu na sexta (19) e sábado (20), em alusão ao setembro verde — mês da luta pela inclusão de pessoas com deficiência (PCD).
O ato de abertura contou com apresentações dos cantores Felipe Lapenha, Mel Escodro e Daniel Nicácio, dos pandeiristas Abigail e Liz e da banda da Guarda Municipal. Um dos destaques da Vila foi o espaço de exposição dos produtos de empreendedores PCDs.
Giovanna Nascimento tem 26 anos e é formada em Biomedicina. Deficiente física, ela conta que, após terminar a graduação, teve dificuldades para se inserir no mercado de trabalho. Em busca de uma alternativa, ela passou a investir em uma loja de pijamas iniciada por sua mãe, que agora é a principal fonte de renda das duas.
Segundo ela, essa é uma oportunidade para que a população veja mais do que a cadeira e comece a enxergar as pessoas com deficiência como indivíduos capazes de ocupar diferentes espaços da sociedade. “Estar aqui hoje mostra para as outras pessoas que temos capacidade de empreender e ter autonomia”, diz.
Além das lojas disponíveis, quem visitou a Vila da Inclusão também pode aproveitar uma massagem relaxante feita pelo massoterapeuta Berg Morais. Ele é deficiente visual e, assim como Giovanna, encontrou no empreendedorismo a chave para conquistar a sua autonomia e reafirmar o seu espaço na sociedade.
Atuando na área há 10 anos, ele diz que escolheu essa profissão pela facilidade que as pessoas com deficiência visual têm com o tato. “Esse é um sentido mais aguçado em mim e me permite que eu desempenhe bem o meu trabalho”, afirma.
Essa é a primeira vez que ele está participando de um evento promovido pela Prefeitura de Maceió e a experiência não poderia ter sido mais positiva. Berg e os outros empreendedores contaram com o apoio e orientação da equipe da Prefeitura, desde o planejamento até a realização do evento.
Além dos empreendedores PCDs, a Vila também contou com a presença do grupo “Famílias Atípicas Empreendedoras”. Ele é formado por familiares de pessoas com deficiência, sobretudo mães, que começaram a empreender para gerar renda ao mesmo tempo que mantêm uma rotina flexível para acompanhar o tratamento de seus filhos.
A Vila da Inclusão é Massa faz parte da campanha “Setembro Verde – Incluse caminho para todos”, promovida pela Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc). O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de incluir pessoas com diferentes deficiências nos espaços da cidade, garantindo os seus direitos como cidadãos.
“Esse é um projeto que deseja fortalecer as redes de apoio e a participação social das pessoas com deficiência. Além de conscientizar a sociedade e mostrar que a inclusão é um direito e não um favor”, afirma Laura Bizerra, coordenadora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Semuc.
TRIBUNA HOJE \ Por Mica Pereira / Secom Maceió
Foto: Daniel Marinho / Secom Maceió