O anúncio dos vencedores do Prêmio Bicicleta Brasil 2025, pelo Ministério das Cidades durante a COP 30, é uma celebração da mobilidade ativa e da sustentabilidade e coloca Arapiraca, no Agreste de Alagoas, em um lugar de destaque no cenário nacional. Entre as 434 iniciativas habilitadas e as 72 ações finalistas em todo o país, a Ciclovia do Trabalhador, idealizada pelo prefeito Luciano Barbosa, conquistou um honroso segundo lugar entre os municípios brasileiros.

Esta notável colocação, ficando atrás apenas de Jacareí (SP) e à frente de Niterói (RJ), é mais do que um troféu; é o reconhecimento formal do governo federal de que o projeto de Arapiraca está alinhado com os mais altos valores de promoção da saúde, qualidade de vida e inclusão social através do transporte sustentável.

A Ciclovia do Trabalhador não é apenas uma pista para bicicletas; é um divisor de águas na história da mobilidade urbana de Arapiraca.

Considerada a maior obra de mobilidade da cidade, ela avança com seus 4 km já entregues de um total de 8,5 km, interligando 11 bairros, inclusive os mais populosos. Este projeto demonstra uma visão de futuro, onde a bicicleta não é apenas um lazer, mas sim um meio de transporte alternativo e vital que transforma realidades e conecta comunidades.

O prêmio Bicicleta Brasil endossa o que a comunidade já sabe: investir em infraestrutura cicloviária é investir diretamente na dignidade do trabalhador, na redução da emissão de poluentes e na democratização do espaço urbano. A Ciclovia valoriza aqueles que optam por um modal mais limpo e saudável, pavimentando o caminho para um futuro mais sustentável.

Este reconhecimento nacional soma-se à já expressiva conquista internacional de 2024, quando a Ciclovia do Trabalhador garantiu a primeira colocação no Prêmio Smart City Expo na categoria Urban Mobility. Tal histórico de premiações – internacional e agora nacional – solidifica a obra como uma referência de sucesso e planejamento inteligente no Brasil.

A Arapiraca de Luciano Barbosa mostra que, com planejamento e foco em sustentabilidade e inclusão, também é possível construir um futuro melhor sobre duas rodas, além de incentivar outras práticas esportivas como camnhada e corrida ao longo da própria ciclovia e em outros espaços públicos como a Área Verde, Parque Ceci Cunha, Bosque das Arapiracas, Lago da Perucaba, Marginal do Piauí, além de outras áreas de convívio urbano em vários bairros.

CADA MINUTO

FOTO: GOOGLE