A Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) mantém em vigor o “estado de atenção” para as regiões do Sertão, Sertão do São Francisco e Agreste do estado devido à baixa umidade relativa do ar. O alerta, emitido pela Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN), é válido até o próximo domingo (9).

De acordo com o boletim da Semarh, a atuação de uma massa de ar seco e quente, associada a um sistema de alta pressão atmosférica, está reduzindo os índices de umidade e inibindo a formação de nuvens e chuvas sobre o território alagoano. Em alguns períodos do dia, os níveis podem ficar abaixo dos 30%, principalmente nas áreas mais secas do interior.
Descobrir mais
Guias turísticos de Maceió
Equipamento de desporto
Notícias policiais
Notícias diárias
Blogueiros locais
Acessórios de praia
Notícias cidades
jornal
Notícias Brasil
Notícias Alagoas

O órgão alerta que o tempo seco pode gerar problemas de saúde, como ressecamento das vias respiratórias, irritação nos olhos e agravamento de doenças respiratórias crônicas. Além disso, a baixa umidade aumenta o risco de queimadas, o que pode causar danos ambientais e agravar a poluição do ar.

A Semarh recomenda que a população evite atividades físicas ao ar livre nos horários de maior radiação solar, entre 10h e 16h, mantenha-se hidratada e evite a exposição prolongada ao sol. Também é indicado umidificar os ambientes internos e redobrar a atenção com crianças e idosos, que são mais vulneráveis aos efeitos do clima seco.

O alerta segue sendo monitorado pela Semarh e pode ser atualizado nos próximos dias, conforme as condições meteorológicas.

Por Lucas França com Tribuna Hoje

Foto: Ascom Semarh