A Alagoas Previdência completa neste domingo (11), dez anos de compromisso com a segurança, a transparência e o bem-estar dos servidores públicos estaduais, aposentados e pensionistas. A autarquia celebra a data reafirmando seu papel estratégico na consolidação de uma gestão previdenciária moderna, eficiente e reconhecida nacionalmente.

Como parte das comemorações, será realizado o 1º Congresso de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) de Alagoas, nos dias 13 e 14 de novembro, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió. O evento, promovido em parceria com a Associação das Previdências Próprias do Estado de Alagoas (Appeal), reunirá gestores, especialistas e representantes de RPPS municipais para debater boas práticas, inovação e sustentabilidade na administração previdenciária.

Durante o congresso, ocorrerá também a entrega do 1º Prêmio de Excelência em Gestão Previdenciária de Alagoas, iniciativa que reconhece e valoriza as boas práticas das unidades gestoras dos RPPS municipais, incentivando a eficiência e o aprimoramento contínuo da gestão pública.

Entre as conquistas que marcam essa primeira década de atuação destaca-se a certificação no nível IV do selo Pró-Gestão, o mais alto reconhecimento concedido pelo Ministério da Previdência Social. O selo atesta a excelência na governança, nos controles internos, na gestão de investimentos e na transparência do Regime Próprio de Previdência Social do Estado, posicionando Alagoas como referência nacional.

Criada pela Lei nº 7.751, de 9 de novembro de 2015, a Alagoas Previdência aderiu ao Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos RPPS em 2018, tornando-se o primeiro RPPS do Nordeste a conquistar o selo Pró-Gestão. Desde então, evoluiu de forma consistente, saindo do nível II e alcançando o nível IV, o mais alto padrão de qualidade exigido pelo programa federal.

Para o presidente da Alagoas Previdência, Roberto Moisés, o resultado reflete o compromisso da equipe e do Governo do Estado com a boa governança e a responsabilidade na administração dos recursos previdenciários. “O selo confirma o padrão de qualidade e as normas técnicas seguidas por toda a equipe da Alagoas Previdência – diretoria, servidores e conselheiros – em áreas fundamentais como investimentos, controle interno, governança e atuarial. É o reconhecimento de um trabalho sério e coletivo, voltado para a segurança dos nossos beneficiários”, destacou.

O reconhecimento institucional é também percebido pelos aposentados e pensionistas. Para a professora aposentada Tereza Correia, a atuação da Alagoas Previdência traz tranquilidade e confiança. “A gente fica mais segura quando vê uma equipe tão preparada, sabendo que nossos interesses estão em boas mãos”, afirma.

O médico aposentado Zenildo Sarmento compartilha da mesma percepção: “A Alagoas Previdência sempre demonstrou seriedade e comprometimento. Além do bom atendimento, criamos vínculos de amizade. Parabenizo a equipe pelos 10 anos de um trabalho exemplar”, declarou.

Certificado De Regularidade Previdenciária

No período de dez anos, a autarquia conquistou e renovou anualmente o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) administrativo, documento essencial para que o Estado esteja apto a receber recursos federais.

Com aproximadamente 30 mil aposentados e pensionistas e uma folha mensal de cerca de R$ 154 milhões, a Alagoas Previdência atende mais de 30 critérios considerados regulares pelo Ministério da Previdência Social, assegurando a continuidade dos benefícios e a responsabilidade fiscal.

Indicador De Situação Previdenciária

Alagoas também se destaca nacionalmente no Indicador de Situação Previdenciária de Regimes Próprios de Previdência Social (ISP-RPPS). No último relatório do Ministério da Previdência Social, a autarquia recebeu cinco notas A: os melhores índices na avaliação do órgão federal.

As classificações máximas foram obtidas nos seguintes critérios: Índice de Regularidade, Índice de Envio de Informações, Índice de Gestão, Classificação em Gestão e Transparência e Classificação em Atuária, consolidando Alagoas entre os estados mais bem avaliados no cenário previdenciário.

Premiações

A atuação da Alagoas Previdência também tem sido reconhecida por meio de premiações nacionais. A autarquia recebeu dezenas de troféus e placas de instituições, como a Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios (Aneprem) e a Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem).

A mais recente conquista foi 1º lugar no Prêmio Nacional de Boas Práticas de Gestão Previdenciária, na categoria Estados, promovida pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem). A premiação será entregue durante o 24º Congresso Nacional de Previdências, em Bento Gonçalves-RS, nos dias 17 a 19 de novembro.

Programas

O RPPS alagoano também desenvolve programas importantes que aproxima aposentados, pensionistas, servidores ativos e sociedade em geral, como o Programa de Educação Previdenciária e Financeira (PEPF), Programa de Pré e Pós-Aposentadoria (PPA) e o Programa de Atendimento Domiciliar (PAD).

Para a diretora de Governança e Compliance, Isadora Teixeira, o trabalho que a autarquia desenvolve traz dignidade para os beneficiários. “Trabalhamos com as vidas de quem tanto contribuiu para o Estado de Alagoas, assim proporcionamos a tranquilidade e a dignidade para essas pessoas”, relatou Isadora.

CADA MINUTO

FOTO: GOOGLE