Entre os 40 times das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, o Corinthians é o único invicto desde o retorno da temporada, após a pausa para a disputa da Copa América.
A invencibilidade do Timão já dura 13 partidas, e passa pela melhora do desempenho coletivo desde a defesa até o ataque.
Somada a Copa Sul-Americana ao torneio por pontos corridos, são sete vitórias e seis empates. O desempenho rendeu excelente arrancada no Brasileirão, saltando para a terceira colocação, e classificação às semifinais do torneio internacional.
Crescimento em campo
A melhora do Corinthians neste segundo semestre passa por todos os setores do time. Na defesa, a chegada de Gil deu novo ânimo a Manoel, puxando o nível técnico do zagueiro para cima e impulsionando positivamente seu desempenho.
A solidez do Timão fez a equipe ter a melhor defesa da Série A até aqui, com apenas nove gols sofridos em 17 jogos.
No meio-campo, o volante Gabriel se firmou na posição que até então era de Ralf. Com ideias claras sobre sua função dentro de campo, também tem boa parcela na evolução corintiana.
Além dele, Mateus Vital também parece ter tomado conta do setor de criação. Dinâmico e dono de bom passe, também tem finalizado mais.
Corinthians tem 17 gols marcados nos últimos 13 jogos. E sofreu apenas seis.
No ataque, o aumento do número de finalizações é um dos responsáveis pela invencibilidade do Corinthians. Com apresentações bem mais consistentes em relação ao primeiro semestre, a equipe de Fábio Carille marcou mais do que o dobro de gols que sofreu nos últimos jogos.
A última derrota
Em jogos oficiais, a última derrota do Corinthians foi no dia 12 de junho, contra o Santos, na Vila Belmiro, pelo Brasileirão. São 84 dias sem derrota em partidas oficiais.
Em amistosos, a derrota mais recente foi contra o Londrina, em Maringá. Na pausa, inclusive, o Timão venceu apenas o Vila Nova. E foi derrotado pelo Botafogo-SP.
Por Redação, com GE
GAZETAWEB