width=

Os cemitérios de Maceió já estão sendo preparados para o Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro. Familiares que costumam visitar seus entes queridos nesta data e a Prefeitura de Maceió estão realizando melhorias, como capinação, pintura e limpeza.

Desde a pandemia sem realizar manutenção na lápide da mãe e sobrinho, no Cemitério de São José, no Trapiche da Barra, a técnica de laboratório Dinalva Tavares decidiu visitar o local pouco mais de uma semana antes do Dia de Finados para deixar tudo organizado para a data.

“Nessa pandemia, fiquei receosa de vir, aí ficou descuidado. Vou mandar ajeitar, colocar outra cruz, mandar pintar, tudo direitinho para no Dia de Finados estar limpinho. Sempre trago flores, acendo vela, chamo pessoas para limpar. Vim, hoje, para ajeitar para no dia estar tudo bonitinho. Tenho o maior prazer do mundo de ajeitar o cantinho dela como eu fazia em vida, dar continuidade, demonstrar o meu carinho e amor por ela”, contou.

Um mês após a morte do marido, a dona de casa Márcia Fernandes visitou o túmulo e aproveitou para dar uma olhada no que precisa ser feito. “Ainda estou processando tudo. Uma semana antes do falecimento dele, nós viemos aqui limpar o cantinho do pai dele, que agora é dele também. Não sei se venho no Dia de Finados porque, geralmente, é muito movimentando, acho que estará lotado”, afirmou.

Desde a semana passada, a Prefeitura está realizando os serviços de melhorias, que devem ser concluídos até o dia 1º de novembro, véspera do feriado. Atualmente, Maceió conta com oito cemitérios públicos, que estarão funcionando de 8h às 17h. São eles: São José, Divina Pastora, Santa Luzia, Nossa Senhora do Ó, Nossa Senhora Mãe do Povo, Nossa Senhora da Piedade, São Luiz e Santo Antônio.

Espaços públicos contarão com realização de missas e cultos

Segundo o coordenador geral de fiscalização, Chrystiano Lyra, os cemitérios devem contar com a realização de missas e cultos no Dia de Finados. “As igrejas, católicas ou evangélicas, que nos solicitam espaço em cemitérios públicos para realizar seja sua missa ou seu culto, nós verificamos os horários e vamos disponibilizando. Por exemplo, temos a capela Dom Bosco, no cemitério da Piedade, que solicitou realizar cinco missas durante o dia. Temos também os cemitérios da parte alta, que solicitaram duas missas. Então, as igrejas solicitam e nós ajustamos de acordo com os horários para que não haja conflito”, explicou.

Entre os cemitérios em funcionamento, está o Santo Antônio, em Bebedouro, que estava fechado desde outubro de 2020, devido ao afundamento de solo, e foi reaberto para visitação em outubro de 2021. Segundo a Prefeitura, a realocação dos corpos será realizada quando houver um novo cemitério em Maceió. A Prefeitura afirmou depender da Braskem realizar o pagamento dessa área do cemitério para construção de um novo.

Por meio de nota, a Braskem informou que continua em diálogo com as autoridades para buscar uma solução conjunta que atenda à comunidade. Neste sentido, a empresa e o Município seguem realizando discussões técnicas para a adoção das medidas necessárias.

Ainda de acordo com a nota, “a região já conta com um sistema de monitoramento da estabilidade do terreno e segurança patrimonial. Além disso, a Braskem realiza serviços de limpeza e manutenção no local”.

AMBULANTES

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS) ficou responsável pela emissão do edital de credenciamento para os ambulantes que quiserem trabalhar comercializando água, flores e velas nas portas dos cemitérios, no feriado do Dia de Finados.

TRIBUNA HOJE

Foto: Edilson Omena