O Laboratório de Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) registrou um novo tremor de terra em Arapiraca.
O abalo é o primeiro do ano. Desde o ano de 2023 que a segunda maior cidade de Alagoas vem registrando tremores de terra e colocando os moradores em estado de atenção e alerta.
De acordo com o boletim da UFRN, o tremor de terra ocorreu às 15 horas UTC, ou seja, às 12 horas local, e teve magnitude de 2.2 na escala Richter e não foi sentido pela população.
A Defensoria Pública da União (DPU) já solicitou a realização de novos estudos para saber a verdadeira causa dos abalos sísmicos, que também ocorrem no município de Craíbas, onde está localizada a Mineradora Vale Verde (MVV).
Estudos feitos no ano passado pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) traçou um paralelo e a coincidência dos horários dos tremores de terra com as explosões nas minas da MVV.
Contudo, a empresa nega qualquer relação dos tremores de terra em Arapiraca e Craíbas com as suas atividades no solo para a extração de ferro e cobre desde o ano de 2021, no Povoado Serrote da Laje, na área rural de Craíbas.
TRIBUNA HOJE \ Por Davi Salsa
Foto: Reprodução