Um total de 340 equipes, sendo 229 do ensino médio e 111 do fundamental, foram convocadas para a grande final da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) que será realizada nos dias 24 e 25 de agosto, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo.

Os grupos participantes são formados por um professor de História e três estudantes do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) ou Médio de escolas públicas e particulares.

Em Alagoas, a equipe “Investigadoras 2.0” ocupa o primeiro lugar e está entre as 37 melhores do país. Formada por três meninas, estudantes do ensino médio de uma escola particular de Maceió, e liderada por um professor de História, a equipe se destacou em um universo de 789 grupos alagoanos.

O próximo passo para as “Investigadoras 2.0” é participar da etapa final no dia 24 de agosto quando se submeterão a uma prova dissertativa. O resultado poderá ser conferido já no dia seguinte, no dia 25 de agosto, quando da realização da cerimônia de premiação onde os grupos receberão medalhas de ouro, prata ou bronze.

ETAPAS

A ONHB possui seis fases online que foram realizadas entre maio e junho. Com um formato original, cada etapa da Olimpíada tem uma semana de duração e prevê questões de múltipla escolha e realização de tarefas. A proposta é que as equipes pesquisem e discutam as questões apresentadas, tendo assim, a oportunidade de aprender durante a participação.

Conforme previsto em regulamento, a coordenação da ONHB garantiu a representatividade de todos os estados na final. Dessa forma, foram convocadas, para cada estado, equipes dos ensinos fundamental e médio e de, pelo menos, duas equipes de escolas públicas.

Na final, estudantes que tiverem interesse poderão fazer uma “Prova Individual”, para a qual devem se inscrever. De acordo com o desempenho e caso venham a ser medalhistas junto com suas equipes, estarão aptos a participar do edital ‘Vagas Olímpicas’ da Unicamp e concorrer à vaga no curso de graduação em História da Universidade, sem a realização do vestibular.

GAZETAWEB \ *Com Assessoria

FOTO: Reprodução