Dois municípios de Alagoas entraram no grupo de 8 de cidades em situação de emergência reconhecidas pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), em portaria publicada no Diário Oficial da União, nessa segunda-feira (30).

São José da Tapera e Inhapi, no interior do estado, tiveram suas situações emergenciais reconhecidas pelo Ministério devido ao período de estiagem que os municípios alagoanos estão passando.

A portaria, número 3.265, de 27 de setembro de 2024, publicada na última segunda-feira, declara a situação emergencial devido à estiagem, além das cidades alagoanas, em mais seis municípios do país. Confira:

AM- Borba;

AM – Iranduba;

AM – Japurá;

AM – Manicoré;

AM – Tapauá;

PA – Aveiro

Além dessa portaria que declara os municípios de Alagoas, outras cidades também tiveram seus estados emergenciais reconhecidos. Veja:

Estiagem

Encruzilhada e Mirante, na Bahia; Carrapateira, Pombal e Santana dos Garrotes, na Paraíba; Belo Jardim, Riacho das Almas e Tocaratu, em Pernambuco; Luís Gomes e São Tomé, no Rio Grande do Norte; Frei Paulo, em Sergipe; Roncador, no Paraná; e Mangaratiba, no Rio de Janeiro.

Vendaval e seca

Clevelândia, no Paraná, entrou na lista devido aos impactos causados por vendavais e Nossa Senhora Aparecida, em Sergipe, devido ao período de seca.

Como são solicitados os recursos

Os municípios com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) recursos para ações de defesa civil.

A solicitação dos municípios em situação emergencial deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

A partir das informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

CADA MINUTO

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