Jovens fazem parte do Projeto Plataformas dos Centros Urbanos e ocuparam, por um dia, cargos no Parlamento mirim

Crianças e adolescentes da rede de ensino da capital alagoana participaram, na ultima quinta-feira (22), de sessão especial na Câmara Municipal, em comemoração ao Dia da Criança que, mundialmente, é celebrado em 20 de novembro. Em Maceió, no entanto, as atividades alusivas à data foram fixadas no dia 22 para que não coincidissem com o feriado da Consciência Negra. Os estudantes fazem parte do Projeto Plataformas dos Centros Urbanos (PUC) e estiveram acompanhadas pela coordenadora da PUC na capital, Juliana Vergetti, além de uma das representantes do Unicef no Brasil, Jane Santos.

Durante o dia, as crianças também foram ao Poder Executivo e a órgãos da Justiça alagoana, onde assumiram cargos como prefeito mirim de Maceió, liderado pelo jovem Mateus Santos. As crianças utilizaram a tribuna da Câmara para reivindicar melhorias para a vida da população maceioense, a exemplo de Jackson Santos, 12, morador e estudante do bairro de Bebedouro.

“As crianças, adolescentes e toda a população, precisam de mais cuidado com saúde, educação, melhoria na segurança e também que despoluam o Riacho do Silva, lá no meu bairro, o Bebedouro”, pediu o garoto.

Juliana Vergetti falou sobre a importância da data e da PUC para a valorização de políticas públicas que garantam os direitos às crianças no Brasil e em Maceió.

“Dentro da PUC, nosso grande objetivo é mobilizar a comunidade, Executivo, Judiciário, Legislativo, controle social para darmos visibilidade e estimularmos o protagonismo de crianças e adolescentes no processo de mudança e conquistas. A sociedade precisa entender que os menores devem ser prioridade absoluta e a eles precisamos garantir os direitos que possuem”, disse Juliana Vergetti, ao destacar a importância dos jovens ocuparem os espaços de prefeito, vice-prefeito, promotor de Justiça e vereadora, entre outros.

Juliana Vergetti disse ainda que a iniciativa tratar-se de uma ação global. Além de ser, segundo ela, “uma maneira de os jovens entenderem, mesmo que por um dia, como os órgãos funcionam, qual a importância de cada função nos diversos setores da estrutura das cidades, e mostrar a todas elas que esses locais também servem como espaço de todos reivindicarem seus direitos. Aqui, aproveito também para agradecer o acolhimento dos vereadores e da Câmara”, explicou a coordenadora do PUC, lembrando que Maceió tem constituído, por decreto, um comitê municipal composto por 13 órgãos.

“Esses órgãos unem e desenvolvem as ações integradas justamente nos territórios mais vulneráveis de Maceió e outras nove capitais que possuem a PUC. O Unicef mapeia e aponta indicadores e, a partir disso, o município foca suas ações para lugares com elevadores indicadores de mortalidade neonatal, evasão escolar, violência e abuso sexual, entre outros, para agir”, ela ressaltou.

A vice-presidente da Câmara, vereadora Silvania Barbosa (PRTB), também falou sobre a data e a presença das crianças na sessão especial da Casa.

“Mais uma vez damos as boas-vindas às crianças e membros do Unicef no Brasil e em Maceió, que fazem um importante trabalho com esses menores aqui da nossa capital. Nunca é demais lembrar a importância de garantirmos, falo de toda sociedade, um futuro melhor para as crianças”, afirmou a parlamentar.

Ordem do dia – Antes da sessão especial, os vereadores deliberaram em mais uma sessão ordinária a aprovação de requerimentos que visam dar melhores condições de vida à população de Maceió. De autoria de Silvania Barbosa, requerimento que pede ao Executivo estudo que viabilize a revitalização da Praça Visconde de Sinimbu, no Centro.

Além dele, requerimento de Luciano Marinho (Podemos), pede a realização de audiência pública para que se discutam os problemas relacionados às feiras e se dê encaminhamento e solução às necessidades da população, bem como qualidade e segurança sanitária dos alimentos.

Tereza Nelma (PSDB) pede, também por requerimento, que o Executivo construa cobertura côncava para a Ponte do Reginaldo, para tentar inibir as tentativas de suicídio no local. Lobão (PR), pede à prefeitura que proceda com o ordenamento e estruturação dos pontos de ônibus da Praça do Pirulito, no Centro.

Jonatas Omena (PPL) solicita recapeamento da Travessa Bom Retiro, localizada no Bairro do Vergel do Lago. Já a vereadora Simone Andrade (DEM) solicita à prefeitura a instalação de iluminação em LED na Rua São Domingos, no Prado. Por fim, Siderlane Mendonça (DEM), requer a drenagem e pavimentação do Conjunto Aquimaran, no terminal Cidade Sorriso II, no Benedito Bentes.

ASCOM / CAMARA