Em mais uma série de benefícios entregues à população na última quarta-feira (21), a prefeitura de Santana do Mundaú inovou, e é uma das pioneiras em Alagoas a implantar o PEC – Prontuário Eletrônico do Cidadão, uma plataforma digital que reúne o histórico médico, os dados e os resultados de exames dos pacientes. “Será um grande avanço para a coleta, registro e arquivo de informação de saúde dos usuários, permitindo que a equipe realize a gestão do cuidado de forma integrada, desde a recepção à finalização da consulta ou procedimento”, explica a secretária de saúde, Paula Cavalcante.

Com mais de 30 computadores adquiridos, diversos outros materiais de informática distribuídos por vários setores e unidades de saúde e o próprio treinamento dos profissionais, o intuito de modernizar e informatizar a área é de garantir informações mais precisas e seguras, além de mais agilidade no acesso às informações e serviços prestados ao povo mundauense.

Para o prefeito Arthur Freitas, esse é mais um momento histórico da sua administração, pois o PEC é um sistema completo de gestão de saúde. “Vamos ter um grande avanço na operacionalização, inclusive com mais agilidade no atendimento direto ao usuário. Abandonaremos as montanhas de papel e a demora na coleta e repasse de dados, com todas as informações de cada paciente sendo arquivadas e podendo ser acessadas a cada consulta. O cidadão terá o seu histórico médico preservado, o que permitirá diagnósticos melhores e um atendimento ainda mais qualificado”, destacou.

Sobre o  PEC – Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) 

O PEC, de forma direta, o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde. O PEC é uma solução capaz de otimizar o fluxo de atendimento das UBS, além de apoiar o processo de coordenação do cuidado do cidadão realizado pelas Equipes de Atenção Básica.

A informatização desses processos nas UBS traz benefícios importantes como: acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas; melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos, além de aprimorar e automatizar o processo de envio de informações da AB para o Ministério da Saúde, impactando na qualificação dos sistemas de informações. Ou seja, a implantação do prontuário eletrônico traz benefícios, ao mesmo tempo, para gestores, profissionais de saúde e cidadãos.

CADA MINUTO