Presidente da Casa, Kelmann Vieira, destaca momento como um marco para o Legislativo municipal

Tomaram posse nesta terça-feira (27) na Câmara Municipal de Maceió dois dos quatro aprovados no concurso público realizado pela instituição em março deste ano. Assinaram os termos que os tornam funcionários públicos do Poder Legislativo Nayara Silva de Andrade, 25, para a função de analista de controle interno, e Diego Farias, 32, como analista de planejamento e orçamento.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara, Kelmann Vieira (PSDB), e ainda contou com as presenças da vice-presidente Silvania Barbosa (PRTB), Antônio Hollanda (MDB), Fátima Santiago (PP), Dudu Ronalsa (PSDB) e do diretor- superintendente, Otávio Henrique Rego.  Os nomes de Nayara e Diego devem ser publicados no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (28).

O concurso foi realizado para o preenchimento de quatro vagas; duas para cada cargo. Porém, com a desistência dos dois primeiros colocados, a Câmara convocou, por meio de edital publicado na edição desta terça-feira no DO os aprovados em terceiro lugar, que têm um prazo de 30 dias úteis, a contar desta terça, para se apresentar na sede da Casa, na Rua Sá e Albuquerque, nº 560, em Jaraguá, manifestando interesse ou não em assumir a vaga para a qual foram aprovados. A não manifestação dentro do prazo implicará em renúncia tácita à vaga e a consequente eliminação da lista de classificação no concurso.

Ao dar as boas-vindas aos dois novos funcionários públicos, o presidente Kelmann Vieira ressaltou a importância de o concurso haver sido realizado também em consonância com orientação do Ministério Público Estadual.

“Considero esse momento de dar posse a dois dos quatro aprovados no certame realizado em março aqui por esta Casa um marco. Também me alegra o fato de isso acontecer na minha gestão, porque tenho tentado fazer com que a sociedade se aproxime do Legislativo e que este derrube, a cada dia, o estigma de ser fechado e de não fazer concurso. Quando resolvemos fazer esse certame, tínhamos em mente conduzir todo o processo com a maior lisura possível, o que é obrigação do gestor público. Vocês, Nayara e Diego, passam a integrar a Câmara Municipal com a incumbência de contribuir ainda mais com a clareza dos números desta Casa. Sejam bem-vindos e vamos trabalhar”, declarou o presidente da Câmara.

Contabilistas, os dois novos funcionários do Legislativo municipal ocupavam outros cargos públicos e optaram pela Câmara para a nova experiência. Nayara de Andrade é policial militar em Alagoas e Diego ocupava cargo no Hospital Universitário.

“Para mim, deixar a PM não foi fácil, e tomei a decisão com o coração partido. Mas trabalhar na Câmara Municipal de Maceió é uma oportunidade de exercer minha profissão de contabilista, que amo. Estou muito feliz por ter essa oportunidade de contribuir com o Legislativo de Maceió e espero corresponder”, declarou Nayara de Andrade.

Diego Farias vê o novo cargo no funcionalismo público como uma grande possibilidade de intervir diretamente na vida das pessoas.

“Além de poder fazer carreira aqui dentro, entendo que integrar o Legislativo municipal é uma porta que se abre para que eu possa contribuir com alguma mudança social do lugar onde nasci e vivo até hoje. Estou pronto e muito animado para começar o quanto antes”, afirmou Diego.

Ordem do dia – Os vereadores de Maceió deliberaram e aprovaram projetos de lei a exemplo de matéria da vereadora Tereza Nelma (PSDB), que dispõe sobre a comprovação ao atendimento do percentual mínimo de aprendizes nos editais de licitação para compra de bens, contratação de obras ou para prestação de serviços, PL apreciado em primeira discussão. Além dele, um requerimento de Silvania Barbosa pede estudo que viabilize a revitalização da Praça D. Pedro II, no Centro de Maceió. Indicação do vereador Lobão (PR) pede ao Executivo que faça a ornamentação natalina na orla lagunar.

Dudu Ronalsa (PSDB) pede, por meio de requerimento, que a prefeitura construa uma quadra de esportes e uma praça na Rua Boa Esperança, no Benedito Bentes I. Ana Hora (PSD) teve indicação aprovada solicitando ao Executivo que instale iluminação de LED em toda a extensão da praça localizada no módulo 4, no Residencial Novo Jardim.

Por fim, Luciano Marinho (Podemos) pede ao município que construa playground e equipamentos de ginásticas nas praças 1 e 3 do Residencial Jardim Royal, e Simone Andrade (DEM) teve requerimento aprovado para que seja instalada grade de proteção no canteiro  da Travessa Santo Antônio, no Barro Duro.

 

Dicom/CMM

luciano milano