Uma ação coletiva liderada pelo Partido Republicanos, presidido pelo deputado estadual Antônio Albuquerque, pretende anular a votação obtida nas eleições de 2022, pelo então candidato a deputado federal, João Catunda (PP). A ação deve ser julgada na próxima semana no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

João Catunda é o segundo suplente da coligação do Partido Popular (PP- comandado pelo deputado federal Arthur Lira), com mais de 24 mil votos. A ação, presidida por Antônio Albuquerque, tem implicações diretas para Nivaldo Albuquerque, filho do deputado estadual e maior beneficiário da decisão, pois se os votos de Catunda forem anulados ele seria favorecido com a recontagem.

Nivaldo Albuquerque recebeu mais de 67 mil votos nas ultimas eleições e não foi eleito. Os desdobramentos jurídicos da ação, além de favorecer Nivaldo, pode prejudicar o deputado federal eleito, que nem é citado no processo, Paulão (PT).

Paulão disputou a reeleição pelo PT, PCdoB e PV, a mesma que elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele foi o sexto deputado mais votado, entre os eleitos, com mais de 65 mil votos.

Diante da ameaça ao mandato de Paulão, entidades sindicais, parlamenteares e colegas partidários estão manifestando apoio ao deputado nas redes sociais.

O julgamento já havia ocorrido, mas foi suspenso. Agora a decisão do TRE pode não só alterar a bancada federal alagoana, mas gerar mudanças significativas na representação política alagoana em Brasília.

CADA MINUTO

FOTO: GOOGLE