A Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL) dará início às comemorações alusivas à Semana da Marinha 2018 a partir desta quarta-feira (5). De acordo como os organizadores, o evento deve contar com várias atividades, entre as quais doação voluntária de sangue; caminhada de conscientização ambiental; eventos esportivos; ação cívico-social (ACISO) e cerimônia militar. Haverá ainda uma regata com jangadeiros que atuam nas praias de Maceió.

Segundo a assessoria de comunicação da capitania, a Regata de Jangadas, programada para o próximo dia 14, tem como objetivo “integrar a Capitania dos Portos aos tradicionais jangadeiros que promovem passeios turísticos às piscinas naturais, bem como conscientizar a comunidade marítima para a segurança da navegação”.  A largada da competição está prevista para as 9h30 nas proximidades da Praça Multieventos, na praia da Pajuçara.

As inscrições poderão serão realizadas a partir desta terça-feira (4) e prosseguem até 7 de dezembro, na própria Capitania dos Portos de Alagoas, na Rua do Uruguai, 44 – Jaraguá.

O evento, conforme os realizadores, está limitado ao máximo de 60 jangadas e, dentre as particularidades contidas no regulamento, destacam-se: Cada jangada deverá ser tripulada por duas pessoas, sendo um mestre e um proeiro, todos devidamente habilitados e com documentos na validade; as jangadas deverão ser fabricadas em madeira e inscritas em capitania, delegacia ou agência, com Título de Inscrição de Embarcação (TIE) na validade, bem como portando material de salvatagem de uso obrigatório.

Na inscrição será adotada ordem de chegada e solicitado por participante a doação de 1 Kg de alimento não perecível, cujo destino será uma instituição carente em Maceió. Os organizadores comunicam que haverá premiação para as primeiras dez embarcações. Os tripulantes das três primeiras receberão troféus e, do 4º ao 10º colocados, receberão medalhas de participação. “Todos os tripulantes de embarcações inscritos para a regata receberão camiseta do evento, distribuídas antes da largada no dia do evento”.

GAZETAWEB.COM