O Sindicato dos Trabalhadores da Uncisal (Sinsuncisal) promoveu um protesto, na manhã desta terça-feira (4), em frente à Maternidade Santa Mônica, em Maceió, para denunciar um corte no valor das gratificações pagas pela Rede Cegonha, um pacote de ações que visa garantir atendimento de qualidade às mulheres. Cerca de 200 servidores tiveram valores cortados.

Segundo Risonilda Costa, presidente do sindicato, a medida teria sido adotada pela reitoria da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas sem qualquer negociação com a entidade ou com os funcionários. “A Uncisal se mantém em silêncio desde então”, aponta ela.

“A reitoria, sem mais nem menos, reduziu as gratificações sem comunicar ao sindicato e muito menos aos servidores. Era um valor que as pessoas contavam, mas fizeram isso. A alegação deles é que foi para repassar para novas pessoas, mas é preciso que seja acordado conosco e que haja uma isonomia, o que não foi feito”.

Além disso, os trabalhadores cobram ainda uma divisão igualitária da Gratificação por Função (GPF) e a celeridade do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). De acordo com Risonilda, no último concurso, a universidade teria criado cargos que não existem na lei estadual e o processo está parado na Secretaria de Planejamento.

O sindicato diz que outros atos para tratar dessas questões ainda serão programados junto à categoria.

Uncisal

Em nota, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas informou que, após negociação com o Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Alagoas (Sindprev), 136 servidores da instituição foram incluídos na “Rede Cegonha”, estratégia desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde.

“Com a inclusão desses profissionais, houve a necessidade de redistribuição e equiparação de valores por categoria. A Uncisal ressalta que não houve corte, mas apenas a redistribuição do montante, e informa que não há profissionais médicos recebendo valores da ‘Rede Cegonha’. Por fim, reitera o compromisso e o respeito com o corpo técnico da instituição”.

GAZETAWEB.COM