Com a chegada das festas de fim de ano e o aquecimento do turismo na alta temporada, as vias da capital alagoana passam a receber mais veículos. Para garantir melhores condições de trafegabilidade nas ruas, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) orienta os condutores sobre os cuidados para um trânsito mais seguro.

A SMTT alerta os condutores para que não misturem álcool com direção. A gravidade dos acidentes envolvendo alcoolemia é alta e causam grandes riscos à população. “Se for beber, vá de ônibus ou de táxi. Outra dica é que os grupos tenham um motorista da vez, que se preserve de beber garantindo a integridade dos demais”, disse o assessor técnico de Trânsito da SMTT, Wanderson Freitas.

Respeitar os limites de velocidade e seguir sinalizações também é fundamental. Já os pedestres devem redobrar cuidados durante este fim de ano, garantindo uma travessia segura pelas faixas de pedestres e passarelas.

Para quem vai viajar, a SMTT orienta a revisão completa do veículo, checando todos os itens de segurança. “Checar os faróis, o calibramento, o estado dos pneus e o alinhamento é fundamental para uma viagem tranquila sem contratempos”, ressalta Freitas.

E para quem pretende aproveitar a queima de fogos na orla marítima, os cuidados precisam ser iniciados antes sair de casa. Se o deslocamento for com veículo próprio, é recomendável que os condutores saiam com antecedência, evitando o congestionamento nas principais vias de acesso e possibilitando que o estacionamento seja feito de forma regular.

“Quem for de carro também pode compartilhar caronas para que consigamos diminuir a quantidade de veículos aglomerados na região”, sugere Wanderson Freitas.

Outra opção para contribuir com a fluidez do trânsito é optar pelo uso do transporte público. As linhas terão reforços durante os festejos da virada e funcionarão com itinerário adequado às regiões de maior demanda.

CADA MINUTO